> >
Morre aos 73 anos Geraldo Brindeiro, ex-procurador-geral da República

Morre aos 73 anos Geraldo Brindeiro, ex-procurador-geral da República

Brindeiro foi PGR no governo Fernando Henrique Cardoso durante oito anos. De acordo com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), ele morreu por Covid-19

Publicado em 29 de outubro de 2021 às 16:13

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
09/06/2003 - Geraldo Brindeiro foi procurador geral da República no governo FHC
Geraldo Brindeiro foi procurador geral da República no governo FHC. (BETO BARATA/AGÊNCIA ESTADO)

O ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro morreu nesta sexta-feira (29), em Brasília, por complicações decorrentes da Covid-19. Ele exerceu o cargo entre 1995 e 2003, por indicação do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A informação divulgada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República). Brindeiro exercia o cargo de subprocurador-geral da República, para o qual foi promovido em 1989.

A associação destaca que ele foi responsável pela concretização do Ministério Público Federal durante o período em que esteve a frente da instituição.

"Geraldo Brindeiro foi, dentre outras coisas, responsável pela construção da sede atual da Procuradoria-Geral da República, além de ter promovido diversos concursos de ingresso na carreira, ampliando em muito a atuação do MP. Sempre soube respeitar o pensamento diverso, com abertura ao diálogo", diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.

Natural de Recife (PE), ele se formou em direito em 1970. Depois, fez mestrado e doutorado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Assumiu o cargo de procurador da República em 1975, período da ditadura militar.

Brindeiro também foi professor de direito civil e direito constitucional na Universidade do Distrito Federal e na Faculdade de Direito da UnB (Universidade de Brasília).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais