> >
Manifestantes são atingidos por raio em ato na chegada de caminhada de Nikolas em Brasília

Manifestantes são atingidos por raio em ato na chegada de caminhada de Nikolas em Brasília

Segundo informações dos Bombeiros, das 47 pessoas levadas ao pronto-socorro, pelo menos 9 continuavam internadas no domingo (25) à noite.

Publicado em 25 de janeiro de 2026 às 14:29

 - Atualizado há 3 dias

Pelo menos seis pessoas ficaram gravemente feridas após queda de descarga elétrica durante evento, neste domingo (25)

BRASÍLIA - Dezenas de manifestantes precisaram de atendimento médico após um raio atingir o ato em Brasília que aguardava a chegada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que vem de uma caminhada desde Minas Gerais em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo informação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 89 pessoas foram atendidas no próprio local. Das 47 levadas ao pronto-socorro, pelo menos 9 continuavam internadas no domingo (25) à noite.

O incidente ocorreu por volta de 12h50 deste domingo (25). Nikolas chegou ao ato por volta de 14h, acompanhado por cerca de 400 apoiadores, depois, portanto, da queda do raio. O deputado havia percorrido 240 km de caminhada de Minas Gerais até a capital federal. Sob forte chuva, o parlamentar usava colete à prova de balas.

O uso do equipamento teria sido uma recomendação de seguranças por causa de ameaças que teria recebido. A assessoria do parlamentar não confirmou de quem partiu a recomendação.

Manifestantes são atingidos por raio durante ato em Brasília (DF), após caminhada de Nikolas Ferreira
Pessoas são socorridas após queda de raio durante ato em Brasília (DF) Crédito: Redes sociais

O ato protesta contra as condenações aos envolvidos no 8 de janeiro – incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – e teve a participação do pastor Silas Malafaia e do vereador Carlos Bolsonaro (PL-SP), alem de outros políticos de direita.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) não participou da caminhada, mas manifestou apoio a Nikolas e a demais parlamentares que aderiram o movimento por meio das redes sociais. Após se encontrar com o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), ela fez uma fala a apoiadores que ocupavam a frente de um dos pontos de pernoite da caminhada.

"É um evento pacifco, ordeiro, conduzido por Deus", disse. "Então, por favor, sigam a orientação do nosso líder, o Nikolas. Quando vocês chegarem ali, depois cada um para sua casa. Nós estamos aqui lutando pela libertação da nossa nação", declarou.

Opposition congressman Nikolas Ferreira sits on a man's back while waving a Brazilian flag, during a march entitled
Nikolas Ferreira chega a Brasília cercado de apoiadores Crédito: REUTERS/Mateus Bonomi

Como mostrou a Folha, aliados afirmaram que Michelle não participa dos atos para evitar desgastes com o ministro do STF Alexandre de Moraes, com quem conversou antes da transferência de Bolsonaro da sede da PF (Polícia Federal) para a Papudinha. No encontro, Michelle fez um apelo para que o ministro autorize a prisão domiciliar do ex-presidente.

Além dela, o filho mais velho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também não participou dos atos, por estar em viagem a Jerusalém. Também pelas redes, ele prestou apoio a Nikolas e fez videochamada com o parlamentar ao longo do trajeto.

Apesar de não estar no roteiro da caminhada, o Palácio do Planalto, localizado na praça dos três Poderes, colocou no sábado (24) grades de proteção em torno da sede do governo, como medida de garantir a segurança durante o ato.

O parlamentar partiu na segunda-feira (19) de Paracatu, em Minas Gerais. Ao longo do trajeto, o deputado abasteceu as redes sociais. A marcha também atraiu políticos de várias locaidades em busca de visibilidade digital.

Apesar de afirmar não querer que seu protesto fosse utilizado por "políticos", a manifestação estava cheia deles. Havia vereadores de cidades do interior que foram eleitos com apoio de Nikolas ou buscavam conquistá-lo, além de deputados, senadores e pré-candidatos às eleições deste ano.

Atualização
25/01/2026 - 19:43hrs
O texto foi atualizado com novas informações sofre o número de feridos pela queda do raio.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais