> >
Maioria é contra soltura de condenados por envolvimento no 8/1, diz pesquisa

Maioria é contra soltura de condenados por envolvimento no 8/1, diz pesquisa

Segundo levantamento da Genial/Quaest, 56% dos entrevistados disseram preferir que os envolvidos continuem presos

Publicado em 6 de abril de 2025 às 11:25

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Redação O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - Pesquisa Genial/Quaest divulgada pela neste domingo (6) mostra que a maioria dos brasileiros é contra a soltura dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. A divulgação do resultado do levantamento do instituto coincide com o ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados a favor do projeto de anistia na Avenida Paulista.

Segundo levantamento, 56% dos entrevistados disseram preferir que os envolvidos continuem presos, contra 34% que defendem sua soltura. Esse contingente favorável à anistia é composto por 18% que dizem que os acusados do 8 de Janeiro mereciam ser soltos porque nem presos deveriam estar e outros 16% que consideram que eles já passaram tempo demais detidos.

Ataques em 8 de janeiro de 2023, a prédios dos Três Poderes
Ataques realizados em 8 de janeiro de 2023 aos prédios dos Três Poderes. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ato na Paulista reúne o ex-presidente, sua mulher Michelle Bolsonaro, deputados, senadores e governadores aliados. Essa é a segunda manifestação a favor da anistia. A primeira ocorreu em março na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Apesar de os organizadores anunciarem 1 milhão de pessoas para a manifestação no Rio, segundo dados da USP, o público estimado foi de 18,3 mil pessoas.

De acordo com Felipe Nunes, da Quaest, no grupo de entrevistados formado por eleitores do Lula, 77% são contra a anistia. Já entre os eleitores de Bolsonaro 61% defendem a soltura dos acusados de envolvimento nos atos que resultaram em invasão e depredação do Congresso, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto. Há, no entanto, segundo a pesquisa, um contingente de 32% de eleitores do ex-presidente que são contra a anistia.

A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre 27 e 31 de março. O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais