> >
Lira chama Felipe Neto de mal-educado após acionar polícia contra youtuber

Lira chama Felipe Neto de mal-educado após acionar polícia contra youtuber

Lira acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados sobre o caso, que abriu investigação contra o influenciador

Publicado em 26 de abril de 2024 às 13:59

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (26) que o youtuber Felipe Neto foi "mal- educado" e confundiu liberdade de expressão com "o direito de ofender", usando o debate para "escrachar e ganhar mídia e likes".

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. (Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

O comentário foi publicado em sua conta do X (antigo Twitter) na manhã desta sexta-feira (26), um dia após Lira informar que vai processar o influenciador por se referir a ele como "excrementíssimo", durante participação em seminário realizado na Câmara nesta semana.

"Confunde-se liberdade de expressão com o direito a ofender, difamar e injuriar. Foi o que fez o sr Felipe Neto em seminário na Câmara, meio público para o bom debate", diz no post.

Lira acionou a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados sobre o caso, que abriu investigação contra o influenciador, sob o argumento de possível crime de injúria.

Em resposta à autuação, Felipe Neto postou em sua conta do X que sua intenção foi fazer piada com a palavra "excelentíssimo", uma "opinião satírica sem intenção de ofensa à honra", e que já sofreu tentativas anteriores de silenciamento com o uso da polícia.

"Não tenho opinião sobre a pessoa Arthur Lira, não o conheço. Como parlamentar, minha opinião é clara: suas ações e inações são em grande parte nocivas e extremamente reprováveis. Minha intenção, ao citar "excrementíssimo", foi claramente fazer piada com a palavra "excelentíssimo", uma opinião satírica, jocosa, evidentemente sem intenção de ofensa à honra", escreveu ele.

"Já sofri tentativas de silenciamento com o uso da polícia antes, inclusive pela família Bolsonaro. Continuarei enfrentando toda essa turma enquanto me sobrarem forças. E eu nunca falei que os enfrentaria com flores, nem assim o fiz e nunca o farei."

O simpósio que Neto participou na terça (23) discutia a "regulação de plataformas digitais e a urgência de uma agenda", Ele participou do evento em vídeo.

Após o evento, Lira, em nota, informou que acionaria judicialmente Felipe Neto em uma ação penal, por meio da Procuradoria Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais