Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Governo pede "uso consciente" de luz, mas consumo da Presidência sobe 5,2%
Crise Hídrica

Governo pede "uso consciente" de luz, mas consumo da Presidência sobe 5,2%

Mesmo com crise hídrica, consumo de energia da Presidência da República subiu 5,2% entre junho e agosto de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020

Publicado em 13 de Outubro de 2021 às 16:33

Agência FolhaPress

Publicado em 

13 out 2021 às 16:33
Jair Bolsonaro em Nova York
Jair Bolsonaro em Nova York Crédito: Alan Santos/PR
O consumo de energia da Presidência da República subiu 5,2% entre junho e agosto de 2021, na comparação com o ano anterior. No mesmo período, o governo federal pedia o "uso consciente" de luz aos consumidores e citava o ferro de passar como exemplo de equipamento a ser evitado.
Entre junho e agosto de 2020, o consumo dos prédios ligados à Presidência foi de 2.219.442 kWh (quilowatt-hora), mas, com a alta de 5,2% em 2021, o consumo passou a 2.335.881 kWh. As informações foram obtidas no portal Dados Abertos.
A Presidência da República inclui o complexo do Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente, e as residências oficiais localizadas no Palácio da Alvorada e Granja do Torto.
Em 28 de junho, durante pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, "convidou" a população a fazer um esforço, evitando o desperdício no consumo de energia.
"Para aumentar nossa segurança energética, é fundamental que, além dos setores do comércio, de serviços e da indústria, a sociedade brasileira participe desse esforço, evitando desperdícios no consumo de energia elétrica. Com isso, conseguiremos minimizar os impactos no dia a dia da população."
Dois meses depois, o ministro admitiu o agravamento da crise elétrica e exemplificou aos consumidores como eles poderiam ajudar: "Desligando luzes e aparelhos que não estão em uso, aproveitando mais a luz natural, reduzindo a utilização de equipamentos que consomem muita energia como chuveiros elétricos, condicionadores de ar e ferros de passar".
Em setembro, foi a vez do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fazer um apelo. Em live transmitida pelas redes sociais, ele pediu que a população "apague uma luz em casa" para economizar energia, sugeriu que as pessoas tomem banho frio, além de evitar o uso de elevadores.
O aumento na tarifa de luz, e a criação da bandeira de escassez hídrica, também impactou nas contas da Presidência -a nova bandeira da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cobra R$ 14,20 por 100 kWh.
Entre junho e agosto de 2021, a Presidência gastou mais de R$ 1,97 milhão com energia elétrica, uma alta de 18% se comparado ao valor de R$ 1,67 milhão do mesmo período de 2020.

GOVERNO TEM META PARA REDUZIR CONSUMO DE LUZ

Em agosto, o governo federal publicou um decreto que estabelece medidas para redução do consumo de energia elétrica em prédios públicos. O objetivo é economizar de 10% a 20% em relação aos volumes anteriores à pandemia.
Conforme o texto, órgãos e entidades deverão buscar reduzir o consumo de energia elétrica nos meses de setembro de 2021 até abril de 2022 em percentuais de 10% a 20% em relação à média do consumo do mesmo mês nos anos de 2018 e 2019.
Os dados de consumo de luz da Presidência em setembro ainda não estão disponíveis no portal Dados Abertos.

BRASIL TERÁ VERÃO SEM LUZ, DIZ EX-PRESIDENTE DA ELETROPAULO

Segundo o ex-presidente da Eletropaulo e professor de economia da USP, Paulo Roberto Feldmann, os efeitos da crise hídrica podem resultar no racionamento de luz nos próximos meses.
Em entrevista ao UOL News, ele diz que a perspectiva é muito ruim. "O que vai acontecer, de fato, é que todos vão ter que se preocupar muito porque a perspectiva é muito ruim. Vamos ter um verão sem luz e isso vai ser dramático para o Brasil", afirmou o ex-presidente da Eletropaulo.
"Tudo isso é dramático, mas é a repetição de 2001, que foi um dos piores anos da economia brasileira justamente por conta do apagão."

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Cerca de R$ 900 em compras de supermercado foram recuperadas após serem levadas por motorista de app em Vitória
Motorista de app é detido por fugir com compras de passageira em Vitória
Imagem de destaque
STJ suspende júri de empresário acusado por morte em acidente de lancha no ES
Imagem de destaque
Casos de ISTs avançam entre adultos e acendem alerta: confiança não substitui prevenção

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados