> >
General Heleno diz que envolvimento do GSI em plano golpista é mentira

General Heleno diz que envolvimento do GSI em plano golpista é mentira

Ex-ministro disse que jamais tomou conhecimento do plano denunciado por Marcos do Val para tentar mudar o resultado das eleições

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 às 15:14

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

SÃO PAULO – Ministro-chefe do Gabinete Segurança Institucional (GSI) durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o general Augusto Heleno diz ser "mentira" qualquer envolvimento de sua pasta ou da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) no plano golpista denunciado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tentar mudar o resultado das eleições.

"É mentira qualquer envolvimento do GSI ou da Abin, como instituições, nesse 'plano'. Eu jamais tomei conhecimento de qualquer ação nesse sentido", disse Heleno em mensagem à coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno
General Augusto Heleno negou envolvimento do GSI em tentativa de golpe. (Carolina Antunes/PR)

O senador afirmou que, em encontro com Daniel Silveira e Bolsonaro, o ex-deputado federal propôs que ele gravasse o ministro do Supremo e tentasse arrancar dele alguma contradição que pudesse, depois, prendê-lo. O plano, segundo ele, desencadearia uma ruptura a ponto de Lula (PT) não assumir a Presidência.

Em entrevista à revista Veja, Do Val disse que Bolsonaro afirmou que o GSI e a Abin cuidariam do suporte técnico, fornecendo equipamentos de espionagem.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais