> >
Carnaval do Rio começa com desfile do tradicional Cordão do Bola Preta

Carnaval do Rio começa com desfile do tradicional Cordão do Bola Preta

Bloco mais antigo do Brasil vai às ruas liderado pela atriz Leandra Leal e pelo cantor Neguinho da Beija-Flor

Publicado em 22 de fevereiro de 2020 às 19:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Atriz Leandra Leal e  cantor Neguinho da Beija-Flor no Bloco  . (Paulo Araújo/Estadão )

 O primeiro dia de Carnaval já começará com grande público no Rio, com o desfile do tradicional Cordão da Bola Preta, no centro da cidade. Em seu 102º ano, o bloco deve novamente atrair uma multidão para ouvir conhecidas marchinhas, como "Mamãe eu quero" e "Quem não chora, não mama".

O Prata Preta, um dos maiores blocos da zona portuária, levará sambas históricos para a Gamboa, às 10h. Já está nas ruas na manhã deste sábado (22) o Céu na Terra, nas ladeiras de Santa Teresa, também no centro.

Os chamados pernas-de-pau darão o tom da Terreirada Cearense, às 14h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte. Inspirado na cultura popular da região do Cariri, no Ceará, o bloco tem em seu repertório clássicos da música popular brasileira. Artistas circenses também costumam se apresentar.

Às 17h, a agenda carnavalesca do dia começa a chegar ao fim com um dos blocos mais conhecidos da cidade: a Banda de Ipanema, na zona sul do Rio. 

O cortejo saiu pela primeira vez em 1965, no contexto da ditadura militar, e foi uma das principais iniciativas da classe média da zona sul de organizar um Carnaval democrático de rua. O bloco, que já teve como padrinhos grandes nomes do samba, se dedica a tocar as tradicionais marchinhas.

São esperados, também, desfiles não oficiais. A prefeitura disse que não haverá repressão policial, mas que os organizadores serão multados.

As autoridades deram aval a 441 cortejos de 387 grupos (alguns desfilam mais de uma vez). É tradição local, contudo, a saída de vários deles, de forma espontânea ou planejada, sem autorização da prefeitura.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais