A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Barroso diz que uso de Magnitsky contra STF é ação 'irrazoável e injusta'
Política

Barroso diz que uso de Magnitsky contra STF é ação 'irrazoável e injusta'

Os EUA aplicaram sanções da lei Magnistky contra Moraes e ainda cancelaram vistos de quase todos os ministros do STF; apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques foram poupados

Publicado em 28 de Setembro de 2025 às 15:59

Agência FolhaPress

Publicado em 

28 set 2025 às 15:59
Luís Roberto Barroso, presidente do STF
Luís Roberto Barroso, presidente do STF, deixa o cargo nesta semana Crédito: Carlos Moura/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou em entrevista à rede de televisão CNN que a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e sua família "uma coisa muito irrazoável e injusta". Barroso afirmou que espera que as sanções aplicadas possam ser revertidas "em pouco tempo". Também citou "custos pessoais" da atuação no STF, especificamente a falta de segurança para a família dos magistrados. Antes, ele e demais ministros poderiam ir com parentes e amigos a eventos públicos e esportivos. Hoje, para sair de casa, precisam de três seguranças.
Os EUA aplicaram sanções da lei Magnistky contra Moraes e ainda cancelaram vistos de quase todos os ministros do STF. Apenas Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques foram poupados. Para Barroso, o cancelamento de vistos é "desagradável", "uma pena" e mais um fato "injusto". "Mas não deixa de ser uma competência discricionária de cada país dizer quem pode visitar e quem não pode."
"Esse é o custo pessoal de um país em que alguma coisa aconteceu que gerou muito ódio e muita raiva nas pessoas. Algum tipo de liderança política que trouxe essa consequência muito negativa de extrair o pior das pessoas em termos de violência, intolerância e agressividade", declarou Barroso. Barroso deixa o comando do STF nesta semana. Assume Edson Fachin, de perfil mais discreto. O novo presidente também teve os vistos revogados pelos EUA.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Equipe da Rede Gazeta no jantar em homenagem aos 50 anos da TV Gazeta
Chef Juarez Campos recebe para jantar em homenagem aos 50 anos da TV Gazeta
Chuva provoca alagamentos, derruba pontes e danifica casas no Sul do ES
Temporal provoca alagamentos, derruba pontes e causa estragos no Sul do ES
Aplicativo Meu INSS
INSS muda regra do auxílio-doença e cria reanálise em 10 dias no Atestmed; entenda

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.