Autor(a) Convidado(a)
É engenheiro ambiental e SST e especialista em Gestão de Riscos

Quando assunto é segurança no trabalho, responsabilidade é de todos

É importante criar uma cultura que possibilite a qualquer trabalhador relatar anomalias e que essas sejam corrigidas em tempo hábil

  • André Rocha É engenheiro ambiental e SST e especialista em Gestão de Riscos
Publicado em 01/07/2021 às 14h00
Equipamentos de proteção individual (EPIs) são itens obrigatórios em qualquer empresa
Equipamentos de proteção individual (EPIs) são itens obrigatórios em qualquer empresa. Crédito: Pressfoto/ Freepik

A segurança é uma preocupação significativa e constante para quem se atenta com a operação da empresa. Em alguns casos, negligenciar as práticas de segurança coloca outras pessoas em risco. Certos hábitos podem proteger, enquanto outros podem aumentar o risco.

Quem gerencia uma planta industrial, independentemente do tamanho, deve estar preocupado com a segurança da coletividade. Essa responsabilidade começa com os dirigentes da empresa, ainda que seja um pequeno empreendimento, localizado em um pequeno espaço e uma quantidade reduzida de trabalhadores.

É claro que a integridade de todos os envolvidos é o mais importante, mas se os responsáveis pela empresa instigam uma mudança cultural, os benefícios podem incluir maior fidelidade à marca e resultados financeiros mais elevados.

Quando se fala em segurança, o que não pode faltar são os equipamentos de proteção individual (EPIs), itens obrigatórios em qualquer empresa que apresenta riscos aos trabalhadores. Operar sem EPI é colocar a si mesmo e também outras pessoas em risco. Os funcionários precisam receber informações claras sobre a importância e a responsabilidade com os equipamentos de segurança e os gestores precisam garantir que as regras sejam rigorosamente cumpridas.

Para que tudo ocorra dentro do esperado, a melhor prática é chamar a atenção para quaisquer anomalias que possam ocorrer no cumprimento do trabalho. E todos precisam colaborar. Ignorar pequenas irregularidades, como pregos projetando-se do chão, líquido derramado ou equipamento com defeito, por exemplo, pode aumentar o risco de um acidente de grandes proporções.

Aos gestores, é importante que criem uma cultura que possibilite a qualquer trabalhador relatar anomalias e que estas sejam corrigidas em tempo hábil.

A segurança é um dever de todos e, se um deixar de cumprir sua parte, o todo é comprometido. E quando o assunto é segurança, uma falha pode colocar em risco a vida dos demais. E a vida, acima de tudo, deve ser nossa maior prioridade!

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Direito empresas Leis Trabalhistas

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.