Autor(a) Convidado(a)
É subsecretária de Estado de Competitividade na Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedes, é mestra e doutoranda em Ciências Contábeis e Administração, professora universitária, advogada, consultora em ESG, defensora da diversidade e inclusão no mundo corporativo e público e mãe de uma menina.

Impulsionando o sucesso: mulheres nos conselhos executivos fazem a diferença

Estudos recentes revelam que empresas com uma representação significativa de mulheres em seus conselhos executivos tendem a superar seus pares em termos de desempenho financeiro e inovação

  • Rachel Freixo É subsecretária de Estado de Competitividade na Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedes, é mestra e doutoranda em Ciências Contábeis e Administração, professora universitária, advogada, consultora em ESG, defensora da diversidade e inclusão no mundo corporativo e público e mãe de uma menina.
Publicado em 11/03/2024 às 15h49

No mundo empresarial atual, a diversidade está emergindo como um fator crucial para impulsionar o sucesso, a inovação e a lucratividade das empresas públicas e/ou privadas.

Entre as várias dimensões da diversidade, a presença de mulheres nos conselhos executivos tem se mostrado especialmente impactante. De fato, estudos recentes revelam que empresas com uma representação significativa de mulheres em seus conselhos executivos tendem a superar seus pares em termos de desempenho financeiro e inovação.

Segundo um estudo de 2019 realizado pela Harvard Business Review, a diversidade de gênero nos conselhos executivos traz uma perspectiva única e uma variedade de habilidades que enriquecem as discussões estratégicas e a tomada de decisões. Mulheres trazem diferentes experiências, perspectivas e insights para a mesa, levando a uma análise mais abrangente dos desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas.

Além disso, a presença de mulheres nos conselhos está diretamente ligada à melhoria da governança corporativa. Estudos mostram que empresas com maior diversidade de gênero em seus conselhos tendem a ter práticas de governança mais sólidas, incluindo maior transparência, responsabilidade e gestão de riscos mais eficaz.

Mas, além dos benefícios intangíveis, a inclusão de mulheres nos conselhos executivos também se traduz em resultados tangíveis para as empresas. Pesquisas mostram consistentemente que empresas com uma representação significativa de mulheres em cargos de liderança tendem a ser mais lucrativas.

Empresas pretendem aumentar a quantidade de mulheres em seus quadros
Mulheres nas empresas. Crédito: Freepik

Um estudo recente da McKinsey & Company descobriu que empresas no quartil superior em termos de diversidade de gênero têm 25% mais chances de ter retornos financeiros acima da média do que aquelas no quartil inferior.

Portanto, não é apenas uma questão de equidade, mas também de inteligência empresarial reconhecer e promover a diversidade de gênero nos conselhos executivos. Ao fazê-lo, as empresas estão se posicionando para prosperar em um mundo cada vez mais complexo e competitivo.

Os líderes devem abraçar ativamente a diversidade e garantir que os conselhos executivos, de empresas públicas e/ou privadas, reflitam a ampla gama de perspectivas e talentos disponíveis. Ao fazê-lo, não apenas estamos promovendo a equidade de gênero, mas também impulsionando o sucesso e a sustentabilidade de nossas organizações a longo prazo.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
mulher empresas Negócios

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.