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É jornalista, escritor e especialista em Ciência Política.

A sala de aula virou um Museu de Ignorância Programada

Enquanto o mundo avança rumo à era da inteligência artificial, o Brasil mantém salas de aula presas ao passado — transformando o sistema educacional em um projeto de ignorância programada que ameaça o próprio futuro do país

  • Thales Aguiar É jornalista, escritor e especialista em Ciência Política.
Publicado em 02/11/2025 às 09h00

Caros leitores, há um paradoxo na educação do nosso país. O Brasil, eternamente chamado de "país do futuro", vive uma febre coletiva de nostalgia perversa. Enquanto as manchetes gritam sobre o déficit de professores, esconde-se uma verdade muito cruel. Não faltam apenas corpos em sala de aula, faltam mentes preparadas para o século XXI. Estamos diante de um projeto sistemático de obsolescência educacional.

O governo, em todas as esferas, promove uma realidade paralela deliberada. Enquanto o mundo debate os impactos da IA generativa, os algoritmos que moldam nossa existência e a robótica que redefine o trabalho, nossas salas de aula, quando existem, parecem cápsulas do tempo dos anos 80/90. Professores, muitos deles abandonados à própria sorte, repetem currículos defasados para alunos que, do lado de fora da escola, navegam em um universo digital que a educação oficial ignora.

Sala de aula.
"Não faltam apenas corpos em sala de aula, faltam mentes preparadas para o século XXI.". Crédito: Divulgação | Unplash | Feliphe Schiarolli

Esta não é uma crítica aos professores, mas ao sistema que os transformou em curadores de um museu do conhecimento obsoleto. Como podemos exigir que preparem jovens para um mundo que o próprio Estado se recusa a entender? Enquanto empresas automatizam processos e algoritmos ditam desde nosso consumo até nossas relações, a educação brasileira insiste em formar analógicos para um mundo digital. A filosofia nos ensina que a educação deve preparar para a vida. Mas que vida estamos preparando? Uma vida de exclusão tecnológica? De analfabetismo algorítmico? A fragmentação social nunca foi tão perigosa. De um lado, uma elite conectada ao futuro; do outro, uma maioria condenada a um passado que não volta mais.

Essa mera incompetência administrativa, é uma estratégia de governança. Um cidadão imerso no "Museu da Ignorância" é mais maleável, mais suscetível ao populismo e menos capaz de exigir responsabilidade dos governantes. A obsolescência educacional é o combustível da política do ressentimento. Enquanto a discussão pública é sequestrada por guerras culturais anacrônicas, a estrutura real de poder permanece intocada, pois não há massa crítica suficiente para questioná-la. A "Ignorância Programada" gera uma cidadania de baixa intensidade, que vota, mas não compreende os mecanismos complexos de poder que a oprimem.

A crise educacional é, portanto, um projeto de exclusão em massa. Ao negar o presente e sabotar o futuro, condenamos gerações à irrelevância econômica e à dependência eterna. O mesmo Estado que anuncia programas de inclusão digital é o que mantém uma educação que produz excluídos digitais em escala industrial. Enquanto isso, a nostalgia vira política de Estado. Discute-se ideologia, mas se ignora a mais urgente das realidades. O capitalismo cognitivo do século XXI exige pensamento crítico, adaptabilidade e fluência tecnológica, habilidades que nosso sistema ativamente suprime.

O resultado é um apartheid socioeconômico disfarçado de desigualdade. A elite, que pode acessar escolas internacionais e ferramentas de ponta, forma seus filhos para liderar e inovar. A grande massa, presa à educação pública estagnada, é formatada para ser mão de obra barata, substituível e, cada vez mais, desnecessária. O sistema, assim, autorreproduz a desigualdade. A sala de aula-museu não é um acidente; é a peça central de uma engrenagem que precisa de uma população pacificada e despreparada para manter o status quo.

O futuro chegou e o país escolheu ficar olhando para trás. Nossos jovens serão as primeiras vítimas desta aposta criminosa no atraso. Ou quebramos este ciclo de ignorância programada, ou seremos não o país do futuro, mas o país que trocou seu futuro por uma lembrança embalada a vácuo. Não precisamos formar mais professores, preciso formar uma nova educação. Uma que substitua a decoreba pelo pensamento computacional, que troque a reverência ao passado pela alfabetização midiática e que ensine, acima de tudo, a aprender, desaprender e reaprender em um mundo em constante mutação. Antes que o futuro nos engula de vez, é preciso fechar este museu e inaugurar um laboratório de possibilidades. A hora é agora, pois o trem da história não espera por passageiros nostálgicos.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

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