Autor(a) Convidado(a)
Adila é diretora-executiva da Transparência Capixaba. Fernando é diretor de Gestão Púbica do ES em Ação

A força do controle social no ES, com cidades ainda mais transparentes

Temos plena convicção de que o Espírito Santo é referência em transparência, fruto da gestão pública eficiente e do bom ambiente de negócios. E estamos caminhando para ter administrações públicas ainda mais transparentes em ações

  • Adila Damiani e Fernando Saliba Adila é diretora-executiva da Transparência Capixaba. Fernando é diretor de Gestão Púbica do ES em Ação
Publicado em 17/03/2024 às 10h00

É notório que a transparência pública é um modo eficaz de prevenção e combate à corrupção. E mais: aliada a mecanismos de governança e integridade, cria condições para aperfeiçoar e fomentar a atuação dos órgãos públicos e a participação da sociedade.

Nesse processo, todos saem ganhando. O cidadão, que passa a acompanhar de perto a administração municipal - o que contribui para reduzir ou até inibir facilidades da corrupção - ao mesmo tempo em que aumenta o combate dessa prática e aperfeiçoa o acesso da sociedade aos serviços prestados pelas prefeituras. E, por outro lado, os órgãos públicos, com a melhoria de controle dos gastos e o aprimoramento da gestão e das políticas públicas municipais.

Temos plena convicção de que o Espírito Santo é referência em transparência, fruto da gestão pública eficiente e do bom ambiente de negócios. E estamos caminhando para ter administrações públicas ainda mais transparentes em ações.

Em 2023, a cultura de transparência e de integridade ganhou força. Os municípios investiram em recursos e capital humano para melhorar o acesso das informações para a população. Os resultados da última edição do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública comprovam a colocação das prefeituras, com o aumento em 17% do engajamento dos 78 municípios em transparência, que atingiu a marca de 70,65%, ficando acima da média nacional.

Avançamos de forma expressiva em 71 cidades, diante de sete que reduziram a nota, mas com possibilidades de melhoria pelo gestor. Os números comprovam a evolução das boas práticas em gestão pública, do ponto de vista da transparência e governança.

Municípios
Ranking Transparência Capixaba. Crédito: Transparência Capixaba

Em breve, começaremos mais uma avaliação do nível de transparência dos municípios do Espírito Santo. Apresentamos para 2024 a ousada meta de não termos municípios com conceito “ruim” na avaliação, considerando a potencialidade de alcance de todos nos primeiros lugares na avaliação do nível de transparência.

Não faltará incentivo para que mais uma vez o Espírito Santo se destaque, e caberá aos prefeitos tomarem para si o desejo de manter seus níveis de transparência em ótimo ou bom, ou até mesmo elevar para níveis mais altos.

Nesse trabalho é essencial o papel dos controladores internos, com autonomia para liderar e investir nas equipes em busca de melhores resultados. E para quem conseguir alcançar o conceito Ótimo como referências em transparência e com boas práticas de gestão ainda terão a oportunidade de participar da avaliação do Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública 2024 – uma iniciativa conjunta da Transparência Capixaba e Es em Ação.

Percebemos que a cada dia o controle social tem se destacado como incentivador para a cultura da transparência no Espírito Santo. A população é a maior beneficiada, com serviços disponibilizados a partir dos dados extraídos com as informações dos portais de transparência.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo ES em Ação Transparência

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.