Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Manifestação

Vila Esperança: famílias protestam e pedem ajuda do governo contra despejo

Publicado em

01 set 2025 às 10:36
Manifestantes de Vila Esperança em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória
Manifestantes de Vila Esperança em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória Crédito: Ricardo Medeiros
Um grupo de moradores da ocupação Vila Esperança, em Vila Velha, se reúne, na manhã desta segunda-feira (1º), em frente ao Palácio Anchieta, sede do governo do Estado, em Vitória. Cerca de 200 manifestantes instalaram barracas e exibem cartazes na porta do Palácio, pedindo auxílio do Executivo estadual para reverter uma decisão da Justiça que prevê a saída de diversas famílias da ocupação no município canela-verde até 9 de setembro.
Adriana Paranhos, líder comunitária de Vila Esperança, explica que o grupo chegou à entrada da sede do governo estadual na noite de domingo (31) e deve ficar no local por tempo indeterminado. Segundo ela, cerca de 800 famílias vivem na ocupação situada na região dos bairros Jabaeté e Normília da Cunha.
“Estamos na ocupação há nove anos e agora temos dez dias para sair sem ter para onde ir. Somos uma resistência que luta por moradia. Até agora não tivemos nenhum retorno e só queremos um suporte para defender nossas casas”, afirma a líder comunitária, conhecida como Baiana.
Diogo Chagas, arquiteto urbanista e membro da associação Onze8, que atua na assessoria técnica para habitações de interesse social, salienta que a decisão da Justiça, publicada em 20 de agosto e baseada em um plano de desocupação formulado pela Prefeitura de Vila Velha, é insuficiente para garantir dignidade às famílias de Vila Esperança.
“Queremos pressionar o governo para pedir uma intervenção. A decisão é desrespeitosa e não cobre o que as famílias precisam”, diz Diogo.
A Gazeta demandou o governo do Estado em busca de informações sobre ações do Executivo para atender aos manifestantes, porém, até a publicação desta reportagem, a solicitação não foi respondida.
Diante da manifestação, o governador Renato Casagrande, a secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, e a Defensoria Pública receberam uma comissão de moradores. O chefe do Executivo capixaba se comprometeu a ligar para o ministro das Cidades, Jader Barbalho e negociar a construção de moradias pelo Minha Casa, Minha Vida.
Segundo o governo, em conversa com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, foi identificado que a gestão municipal tem um terreno próximo ao local que poderia receber os imóveis. Pela proposta, o município então doaria a área, enquanto o Estado ficaria a cargo de realizar a infraestrutura. Uma reunião entre a prefeitura, a Defensoria e algumas secretarias do Estado será marcada nos próximos dias para buscar uma solução.
Link copiado com sucesso

João Barbosa

João Barbosa
Prisão

Procurado há 12 anos por estupro de vulnerável na Bahia é preso no ES

Link copiado com sucesso

Pedro Nunes

Pedro Nunes
Fiscalização da PRF

Motociclista é flagrado com filhotes de pássaros silvestres na mochila na BR 101

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Veja vídeo

Incêndio atinge ponto de descarte de resíduos em área industrial de João Neiva

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Prisão

Trio é preso com Pak, cocaína e R$ 12 mil em cédulas falsas em Iúna

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Vítima tem Alzheimer

Filho de 66 anos é preso suspeito de agredir a mãe de 92 em Cariacica

Link copiado com sucesso

Jaciele Simoura

Jaciele Simoura
Exploração de jogos de azar

PM apreende máquinas caça-níqueis em garagem de casa em Vitória

Link copiado com sucesso

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Colisão

Motociclista é arremessado após bater em carro em Cachoeiro; vídeo

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Em Bento Ferreira

Vício em apostas: jovem é preso após ameaçar mãe e avó em Vitória

Link copiado com sucesso

Jaciele Simoura

Jaciele Simoura
Apreensão de cocaína

Operação contra o crime organizado cumpre mandados em Vitória

Link copiado com sucesso

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Resgate

Idosa é atingida por coqueiro em Ibatiba e levada de helicóptero a Vitória

Link copiado com sucesso

Pedro Nunes

Pedro Nunes

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Gabriel Lopes de Souza, de 29 anos, Clismam de Lima Ribeiro, de 36 anos, Marcos Carvalho Santos, de 37 anos, estão presos suspeitos de roubarem uma empresa de logística em Viana (da esquerda para a direita); o último não foi identificado e está foragido

Polícia revela detalhes de roubo de R$ 390 mil em empresa de logística no ES

Imagem de destaque

Vitamina proteica caseira: 3 receitas fáceis e saudáveis para o lanche da tarde

Novo medicamento contra o vírus HIV

SUS amplia opções de tratamento para pessoas vivendo com HIV

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados