A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Sesa vai enviar SMS para alertar pais sobre vacina da dengue no ES

Publicado em 07/08/2024 às 08h03
Vacinação contra a dengue, Posto de Saúde de Jardim Camburi
Vacina contra a dengue teve início nos 23 municípios da Região Metropolitana de Saúde, em fevereiro deste ano. Depois, foi ampliada às regiões Central e Norte de Saúde em abril e, em junho, chegou à região Sul de Saúde, alcançando todo território capixaba Crédito: Ricardo Medeiros

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai começar, a partir desta semana, a enviar mensagens de texto (SMS) para pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que ainda não receberam a vacina contra a dengue. A ação, coordenada pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI), visa alcançar tanto aqueles que não iniciaram o esquema vacinal quanto os que estão com a segunda dose em atraso.

Na primeira semana, cerca de 80 mil mensagens serão enviadas para pessoas dos 78 municípios capixabas. Segundo a secretaria, até o dia 5 de agosto, 206.801 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no Espírito Santo não haviam iniciado a vacinação contra a dengue, e 29.197 estavam com a segunda dose em atraso.

A cobertura vacinal atual é de 27,61% para a primeira dose e de 5,10% para a segunda. A Sesa enfatizou que as mensagens são simples e não contêm links, servindo apenas para informar e alertar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.

A campanha de vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou em fevereiro, inicialmente na Região Metropolitana de Saúde, e foi gradualmente estendida para outras regiões do estado. O esquema vacinal consiste em duas doses com um intervalo de três meses entre elas. A iniciativa visa aumentar a adesão à vacinação e garantir a imunização completa dos jovens capixabas.

Publicidade