A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Moradores ganham novo prazo para deixar prédio no Centro de Vitória

Publicado em 17/09/2025 às 19h50
Antigo prédio da Justiça do Trabalho é ocupada no Centro de Vitória
Antigo prédio da Justiça do Trabalho está ocupado por famílias no Centro de Vitória Crédito: Alberto Borém

As famílias que ocupam o edifício Castelo Branco, no Centro de Vitória – antiga sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), têm mais cinco dias para saírem de forma voluntária do local. Isso porque, um novo despacho relacionado ao caso, assinado pelo juiz Aylton Bonomo Junior, suspendeu o uso da força policial para a retirada dos ocupantes durante este período. A liminar anterior autorizava o uso de agentes de segurança pública caso não cumprissem o prazo de cinco dias para se retirarem de forma espontânea. 

O espaço é utilizado como moradia pelos integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) no Espírito Santo desde o dia 6 de setembro. De acordo com Valdeni Ferraz, líder da ocupação, mais de 100 pessoas, incluindo crianças e idosos, estão no local. O grupo é composto por moradores dos bairros Maria Ortiz, Santo André e Caratoíra, na Capital, que viviam de aluguel ou em casas cedidas.

Em nota, a Caixa disse acompanhar o andamento da situação no edifício Castelo Branco para, em conjunto com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, firmar entendimentos para a desocupação pacífica do imóvel.

Publicidade