A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Mais de 140 pinguins já foram encontrados mortos neste ano no litoral do ES

Publicado em 08/09/2025 às 14h13
Pinguim é encontrado em Marataízes
Pinguim é encontrado em Marataízes Crédito: Guarda Vidas de Marataízes

A temporada de migração de pinguins-de-Magalhães no litoral do Espírito Santo já contabilzou o encalhe de 183 animais até o último levantamento registrado pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), divulgado nesta segunda-feira (8). Desse total, 141 aves já estavam mortas no momento do resgate. O número não inclui avistagens populares de pinguins nadando no mar, que também têm sido frequentes. 

Segundo o Ipram, essa temporada superou a de 2024 em quantidade de registros. Ano passado, no mesmo período — de 9 de julho a 8 de setembro —, 43 pinguins foram encontrados no Estado mortos e 19 vivos. As mortes estão relacionadas às condições debilitadas em que os animais chegam à costa, muitas vezes exaustos, desnutridos e com sinais de hipotermia.

Atualmente, apenas 12 pinguins sobreviventes estão em tratamento no instituto, localizado em Vila Velha, mas enfrentam um quadro preocupante: a alta incidência de infecções respiratórias bacterianas que tem comprometido seriamente as chances de recuperação.

Diante do cenário, o Ipram reforçou o alerta para que banhistas não toquem nos animais, mesmo quando aparentam estar vivos.  Em caso de avistamento, a orientação é acionar imediatamente os órgãos responsáveis pelo resgate e reabilitação das aves pelo número 0800 991 4800 ou  (27) 99970-2576.

Publicidade