A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso whatsapp

Com estoque abaixo do ideal, Hemoes reforça pedido por doação de sangue no ES

Publicado em 28/12/2023 às 15h15
Doação de sangue e medula óssea
Doação de sangue pode salvar vidas: Sesa faz alerta no período de festas e férias escolares Crédito: Divulgação

O fim de 2023 se aproxima e, com a chegada de 2024, muitos capixabas já pegaram a estrada para vários cantos do Espírito Santo e também fora do Estado. A Secretaria de Estado da Saúde, entretanto, faz alertas sobre a necessidade de doação de sangue no período de festas e férias escolares.

Conforme publicado por A Gazeta na última quarta-feira (27), dois tipos sanguíneos estavam com os estoques zerados e outros estavam abaixo do ideal. Em uma atualização nesta quinta (28), a Sesa informou que não há mais estoque zerado. A boa notícia, no entanto, não significa que a doação não seja mais necessária. Dos oito tipos sanguíneos, quatro estão abaixo do "estoque ideal".

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) é o responsável por armazenar o sangue proveniente de doações. Segundo os números do Hemoes, os tipos sanguíneos A positivo, AB positivo, B negativo e B positivo estão com reservas acima do ideal.

Hemoes não tem mais estoque de sangue zerado
Hemoes não tem mais estoque de sangue zerado Crédito: Reprodução | Sesa

O que você precisa saber antes de doar sangue no Espírito Santo?

  1. Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.
  2. Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
  3. O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
  4. Há locais disponíveis para doação em Vitória, Serra, Linhares, Colatina e São Mateus. Confira os endereços detalhados.
Publicidade