Caminhão elétrico autônomo e sem cabine será testado em porto no ES
O primeiro caminhão elétrico autônomo e sem cabine da América Latina será testado no Espírito Santo. O projeto é fruto de parceria da startup capixaba de mobilidade autônoma Lume Robotics com a Suzano e será viabilizado a partir de contrato de R$ 3 milhões firmado com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). >
A solução com tecnologia 100% capixaba será implementada e validada em uma operação real em terminal portuário. O local ainda será definido.>
Segundo Rânik Guidolini, diretor-executivo da Lume, a expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia, em uma operação contínua e ininterrupta. A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028.>
O projeto, ainda em desenvolvimento, visa a aplicar conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica. O Sistema Lume de Mobilidade Autônoma será integrado a software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. Essa tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito. >
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirma Rânik Guidolini.>
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de excelência operacional na empresa.>
A versão anterior deste texto dizia que o caminhão seria testado em Aracruz. Mas o local do teste ainda vai ser definido. A informação foi corrigida.>