Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Pioneiro na América Latina

Caminhão elétrico autônomo e sem cabine será testado em porto no ES

Publicado em

29 jul 2024 às 15:06
Caminhão elétrico sem cabine será testado em porto
Caminhão elétrico sem cabine será testado em porto Crédito: Divulgação
O primeiro caminhão elétrico autônomo e sem cabine da América Latina será testado no Espírito Santo. O projeto é fruto de parceria da startup capixaba de mobilidade autônoma Lume Robotics com a Suzano e será viabilizado a partir de contrato de R$ 3 milhões firmado com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). 
A solução com tecnologia 100% capixaba será implementada e validada em uma operação real em terminal portuário. O local ainda será definido.
Segundo Rânik Guidolini, diretor-executivo da Lume, a expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia, em uma operação contínua e ininterrupta. A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028.
O projeto, ainda em desenvolvimento, visa a aplicar conceitos da Indústria 4.0, como inteligência artificial, robótica e mobilidade elétrica. O Sistema Lume de Mobilidade Autônoma será integrado a software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. Essa tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito.
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirma Rânik Guidolini.
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de excelência operacional na empresa.
A versão anterior deste texto dizia que o caminhão seria testado em Aracruz. Mas o local do teste ainda vai ser definido. A informação foi corrigida.
Link copiado com sucesso

Leticia Orlandi

Leticia Orlandi
Norte do ES

Motociclista morre após bater em árvore em Aracruz

André Borghi

André Borghi
Atenção

Motoristas enfrentam trânsito intenso em vias de Vila Velha

Caroline Freitas

Caroline Freitas
Acidente

Picape invade e destrói parte de casa à margem da BR 101, em Sooretama

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Trânsito

Terceira Ponte terá interdição parcial para corrida neste domingo

Link copiado com sucesso

Estefany Benachio

Estagiária / [email protected]
Estefany Benachio
Criminosos armados

Vigilantes têm armas e coletes roubados na Estação Leopoldina, em Vila Velha

Caroline Freitas

Caroline Freitas
Em Aracruz

OAB aciona Corregedoria após denúncia de agressão a advogado no ES

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Caiu?

Usuários do Instagram, WhatsApp e Facebook relatam instabilidades

Lucas Gaviorno

Estagiário / [email protected]
Lucas Gaviorno
Ninguém se feriu

Casa fica destruída após incêndio em Colatina; veja vídeo

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Trânsito

Motociclista e passageira ficam feridos após colisão com carro em Linhares; veja vídeo

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Em patrulhamento da PRF

Moto furtada em MG é recuperada depois de 8 anos na BR 101 em Ibiraçu

Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
{{widget.html}}

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Torcida capixaba na Praia do Canto, no primeiro jogo do Brasil

Festa, tensão e pedido por Endrick: torcida capixaba viveu emoções diferentes no empate do Brasil

Brasil e Marrocos ficaram no empate na estreia das equipes na Copa

Brasil empata com Marrocos em sua estreia na Copa do Mundo

Homem de 32 anos foi salvo pelos guarda-vidas de Vila Velha

Banhista é resgatado após se afastar 1 km da areia na Praia da Costa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados