> >
'Reage, mulher'! Saiba em 1 minuto três direitos que você tem no trabalho

'Reage, mulher'! Saiba em 1 minuto três direitos que você tem no trabalho

A CLT e a Lei Maria da Penha têm artigos que combatem a discriminação e resguardam até mesmo a segurança física das trabalhadoras

Publicado em 13 de março de 2023 às 10:41

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Julia Paranhos
Estagiária / [email protected]

Constituição de 1988 consagrou a igualdade entre mulheres e homens no Brasil e estabeleceu como objetivo o combate à discriminação por gênero. No entanto, essa luta é diária, inclusive no mercado de trabalho.

Por isso, no Mês da Mulher, confira, no vídeo acima, alguns direitos assegurados a toda trabalhadora, garantidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e também pela Lei Maria da Penha. 

Veja o que dizem as legislações:

  • Art. 373

    Nada de discriminação!

    Esse artigo da CLT veda considerar o sexo, a idade, a cor ou situação familiar como variável determinante para fins de remuneração, formação profissional e oportunidades de ascensão profissional.

  • Art. 461

    Remuneração igualitária

    Já esse artigo, também da CLT, traz que, "sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade".

  • Art. 9º

    Segurança

    Na Lei Maria da Penha, o parágrafo 2º do Artigo 9º diz que o "juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica, manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até seis meses".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais