Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Tá no Lucro
  • 'IA ajuda em decisões nos negócios', diz especialista em transformação digital
Semana S

'IA ajuda em decisões nos negócios', diz especialista em transformação digital

Andrea Iorio aponta como o uso da Inteligência Artifical pode transformar negócios e como a tecnologia está mudando a forma de tomar decisões, executar tarefas e interagir com clientes

Publicado em 16 de Maio de 2025 às 19:53

Leticia Orlandi

Publicado em 

16 mai 2025 às 19:53
Andrea Iorio durante palestra na Semana S da Fecomércio
Andrea Iorio durante palestra na Semana S da Fecomércio, em Vitória Crédito: Divulgação
Em um mundo cada vez mais digital e em constante transformação, o foco no cliente e em sua experiência com o produto ou serviço se torna um diferencial competitivo decisivo para os negócios. E nesse contexto, a adoção da inteligência artificial (IA) é cada vez mais essencial no dia a dia dos negócios, principalmente nos setores de comércio, serviços e turismo.
Esse foi o tema da palestra apresentada pelo especialista em transformação digital e ex-diretor do Tinder na América Latina Andrea Iorio nesta sexta-feira (16), durante a Semana S do Comércio, em Vitória.
Iorio explicou como o uso da IA pode transformar negócios e como a tecnologia está mudando a forma de tomar decisões, executar tarefas e interagir com clientes, além de apontar desafios e oportunidades para empresas e profissionais.
Segundo Iorio, a IA permite que empresas tomem decisões mais assertivas ao transformar grandes volumes de dados em informações estratégicas. “A inteligência artificial nos ajuda a entender melhor o cliente e tornar os negócios mais preditivos e menos reativos, o que é uma grande tendência do varejo e dos serviços”, explicou.
O especialista acrescenta que a IA automatiza processos repetitivos, liberando tempo para que profissionais sejam mais estratégicos e inovadores. Iorio citou dados do setor de serviços, comércio e turismo, indicando que entre 40% e 50% das tarefas podem ser automatizadas pela inteligência artificial.
“Isso permite que gestores e equipes dediquem mais tempo à experimentação e à tomada de riscos, fatores essenciais para a inovação”, afirmou.
Para Iorio, a IA deve ser encarada como ferramenta para potencializar a atuação dos profissionais, e não como uma substituição automática da força de trabalho. 
“O foco não é o aspecto técnico da IA, mas como ela pode ser usada para tomar melhores decisões, entender o cliente e tornar os negócios mais preditivos e menos reativos”, explica.

Competências socioemocionais

Apesar dos avanços tecnológicos, Iorio ressaltou a importância das habilidades socioemocionais. “Num mundo em que a IA já executa melhor muitas tarefas técnicas, precisamos ser mais humanos. Empatia, colaboração e confiança são diferenciais que as máquinas ainda não replicam”, destacou.
Segundo ele, o futuro das relações entre empresas e clientes depende da forma como a tecnologia é aplicada. “Se bem desenhada, a IA pode até melhorar o relacionamento, tornando os processos mais rápidos e eficazes. O problema é quando as ferramentas são mal implementadas, o que gera frustração e distância entre cliente e empresa.”
Andrea Iorio é especialista em transformação digital
Andrea Iorio é especialista em transformação digital Crédito: Divulgação

Desafios

Para o palestrante, entre os principais desafios para a implementação da IA no dia a dia dos negócios está a falta de domínio das ferramentas tecnológicas. Ele cita que uma pesquisa realizada com mais de 200 profissionais de gerência no Brasil revelou que, embora 76% considerem fundamental o domínio da IA nas empresas, apenas 27% contam com treinamentos internos sobre o tema.
Outro obstáculo apontado é a qualidade dos dados. “A IA só funciona bem se for alimentada com bons dados. Dados de má qualidade ou enviesados podem amplificar erros e injustiças em larga escala”, alerta.
Além disso, a explicabilidade das decisões tomadas por sistemas de IA é uma preocupação, já que muitas vezes não é possível entender completamente como a tecnologia chegou a determinada conclusão, o que pode gerar desconfiança entre clientes e empresas.

Uso da IA na prática

Questionado sobre como a IA já tem sido usada no dia a dia nos negócios, Andrea Iorio citou alguns exemplos:
  • Análise de dados de clientes: Ferramentas de IA permitem detectar padrões de consumo e preferências com mais rapidez e precisão.
  • Criação de conteúdo: Pequenos negócios podem produzir vídeos, imagens e textos com mais facilidade e menor custo.
  • Atendimento ao cliente: Empresas já utilizam IA para resumir históricos de atendimento e sugerir respostas, otimizando a atuação humana.
Para o especialista, os profissionais que se destacarão no futuro serão aqueles que souberem aliar pensamento crítico, criatividade e empatia ao uso estratégico da tecnologia.
Quero trazer o senso de urgência. Ou seja, a necessidade de entendermos que não é mais questão de se, mas quando. Tem sinais vindo do mercado de trabalho que apontam que já já, se a gente não desenvolver essas novas habilidades, corremos o risco de sermos substituídos
Andrea Iorio - Especialista em Transformação Digital e ex-diretor do Tinder na América Latina 
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Estudante de Direito, Matheus Stein Pinheiro,acusado de matar namorada no ES pode não ser punido por crime
Júri de acusado de matar namorada no Centro começa sem a presença do réu
Imagem de destaque
Gilmar diz que André Mendonça é boneco de campanha e pixuleco eleitoral
Imagem de destaque
Veja os sinais que podem indicar câncer de pele e quando procurar um dermatologista

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados