> >
O que é H. pylori? Saiba detalhes do diagnóstico do cantor Nattanzinho

O que é H. pylori? Saiba detalhes do diagnóstico do cantor Nattanzinho

Após iniciar um tratamento imediato, o forrozeiro está enfrentando uma crise de esofagite que prejudica as cordas vocais. Veja os sintomas

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 16:31

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Nattanzinho
Nattanzinho foi diagnosticado com H.Pylori. (Reprodução @nattan)

O cantor Nattanzinho usou as redes sociais para explicar o motivo dos shows cancelados. Após ser diagnosticado com H. Pylori e iniciar um tratamento imediato, o forrozeiro está enfrentando uma crise de esofagite que, entre outros sintomas, prejudica as cordas vocais.

No vídeo, ele explica como o refluxo prejudicou a voz e afetou suas apresentações: "Chegava com a voz perfeitamente boa e com 30 minutos de show minha voz sumia totalmente. Não conseguia cantar".

Conhecida como H. pylori, a Helicobacter pylori é uma bactéria encontrada no estômago. A hepatologista e gastroenterologista Mariana Pacheco, da Rede Meridional, conta que a infecção aguda e crônica causa gastrite, podendo ter dor no estômago, náuseas e distensão abdominal. "Numa forma um pouco mais grave, ela causa úlcera no estômago e no duodeno, podendo levar até a hemorragia digestiva. E em alguns pacientes com fatores de risco, a infecção a longo prazo pode levar ao surgimento de câncer de estômago".

A médica conta que a princípio não há evidências de infecção de H. pylori em cordas vocais e manifestações dessa infecção no local. "O que pode ter ocorrido é algum efeito colateral dos medicamentos utilizados para o tratamento da bactéria", diz Mariana Pacheco. 

Aspas de citação

O diagnóstico pode ser feito de diversas formas. A mais comum é através da endoscopia digestiva, onde faz uma biópsia do estômago. Mas também pode ser feito por teste respiratório ou sorologia

Mariana Pacheco
Hepatologista e gastroenterologista
Aspas de citação

ENTENDA O TRATAMENTO

A gastroenterologista Kethleen Wandekoken, da Kliniké, diz que muitos pacientes infectados podem não ter nenhum sintoma ao longo da vida. "Ainda não se sabe exatamente o que determina que alguns pacientes sejam assintomáticos e outros evoluam para casos mais graves, como o câncer de estômago, mas parecem ser fatores ligados às características da bactéria adquirida e à genética do paciente infectado".

A médica explica por que a H. pylori aumenta o risco de câncer de estômago. "Devido à inflamação que ela gera no estômago, os processos de regeneração podem levar a alterações da mucosa, podendo iniciar um câncer local", diz Kethleen Wandekoken. 

A transmissão da bactéria ocorre de pessoa para pessoa. Ou seja, secreções passadas de uma pessoa para outra, com contaminação por fezes ou exposição a saliva. "O tratamento inclui uso de antibióticos e medicamentos que modificam o PH do estômago, como o omeprazol e o pantoprazol", diz a gastroenterologista.

O momento de procurar um médico é sempre que houver sintomas relacionados ao sistema digestivo como azia, indigestão e estufamentos. "E também em casos de baixa de vitaminas, doenças autoimunes específicas (como púrpura) e história na família de câncer de estômago", finaliza Kethleen Wandekoken.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais