> >
Jojo Todynho: o que incluir no whey protein para deixá-lo mais saboroso?

Jojo Todynho: o que incluir no whey protein para deixá-lo mais saboroso?

Nutricionista explica que o suplemento é muito versátil e pode ser combinado com diversos alimentos como frutas, iogurte, aveia, nozes e sementes

Publicado em 26 de janeiro de 2024 às 15:16

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
Jojo Todynho
Jojo Todynho começou a tomar whey protein. (Reprodução @jojotodynho)

Jojo Todynho tem levado a sério a vida fitness. Após perder 40 quilos, resultado da cirurgia bariátrica, a funkeira tem investido na alimentação saudável e nos treinos. Jojo também começou a tomar whey protein - suplemento que pode ajudar no ganho da massa muscular - antes do treino e admitiu que não gostou do sabor. "Que troço ruim, não, prefiro beber só água". 

"Eu vesti essa capa de dublê de Gracyanne, vou ter que levar até o fim. Eu tô com tanta dor que parece que os haters me pegaram na porta da academia e me picaram no pau, mas é assim mesmo, vai doer, mas vamos dorfinar, no pain, no gain", disse ela.

As pessoas têm o costume de tomar o whey protein com água. Mas será que existem alternativas para deixá-lo mais gostoso? A nutricionista Catiene Chieppe explica que é um suplemento muito versátil, já que pode ser combinado com diversos alimentos como frutas, iogurte, aveia, nozes e sementes. "A versatilidade do whey protein permite que cada pessoa personalize o consumo conforme o seu paladar. É possível encontrar no mercado versões de diversos sabores e até mesmo neutro que pode ser perfeitamente adicionado a uma preparação salgada", diz. Veja 3 receitas no final da matéria. 

ENTENDA COMO FUNCIONA

O whey protein é a proteína do soro de leite extraída durante o processo de fabricação do queijo. É considerada uma das proteínas de maior valor biológico, devido a sua rápida digestibilidade.

O suplemento pode ajudar a ganhar massa muscular. Durante os exercícios físicos, nossos músculos são estimulados e sofrem lesões microscópicas em suas fibras. Durante o descanso, o corpo começa a etapa de recuperação: além de reparar as fibras perdidas ou danificadas, ele produz mais células, aumentando o tamanho do músculo. Contudo, para isso acontecer adequadamente, o organismo precisa de um determinado 'combustível'.

"Neste momento entra a função da proteína para o ganho de massa muscular. Ela contém aminoácidos essenciais, isto é, compostos que o corpo não produz naturalmente, que vão ajudar a formar novas células musculares. Essa proteína pode vir de diversas fontes como as carnes, os ovos, os queijos e também via o whey protein", explica a nutricionista.

Catiene Chieppe explica que geralmente essa proteína é recomendada para completar as necessidades diárias de proteínas do organismo, essenciais para a saúde. "Seu uso mais popular é para a recuperação e ganho de massa muscular, mas também pode ter efeito sob a imunidade, pois suas duas principais proteínas (alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina) aumentam a imunidade, aumentando a atuação das células de defesa do organismo. É um grande aliado nas dietas por estimular a produção de hormônios relacionados à digestão e saciedade (CCK e GLP-1) e ainda inibe a liberação de grelina, conhecida como hormônio da fome".

O suplemento também atua positivamente em casos de sarcopenia, já que o consumo de proteínas de alta qualidade, aliado à prática de exercícios físicos, ajuda a prevenir e a reverter o problema com o aumento da massa e da força muscular em idosos. "Pode ser utilizado em pós-operatório, pois as cirurgias demandam um esforço extra do organismo para a sua recuperação e cicatrização. Por ser uma proteína rica em aminoácidos que estimulam o anabolismo, seu uso é indicado para a recuperação no período de pós-operatório e de queimaduras, entre outros benefícios".

ANTES OU DEPOIS DO TREINO?

A nutricionista conta que cada organismo responde de uma forma, por isso pessoas com intolerância ou sensibilidade a proteína do soro do leite ou a lactose, devem evitar o whey protein e consumir uma proteína em pó de origem vegetal. "Mas de forma geral, o uso do suplemento não provoca efeitos colaterais".

O melhor horário de consumo vai depender de cada rotina e indivíduo, com a orientação de um profissional nutricionista. A recomendação de consumo do suplemento é baseada em alguns objetivos. Por exemplo, para estratégias de emagrecimento, o whey protein atua no aumento da saciedade e modulação da glicemia.

Catiene Chieppe
Catiene Chieppe fala sobre o consumo do whey protein. (Divulgação Catiene Chieppe)
Aspas de citação

Dessa forma, ele favorece a perda de peso. Nesses casos, o suplemento pode ser utilizado pela manhã, quebrando um jejum, lanches intermediários ou acompanhado de frutas

Catiene Chieppe
Nutricionista
Aspas de citação

Uma das estratégias mais utilizadas para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular é consumir no pós-treino. "Período chamado de 'janela de oportunidades', potencializa a síntese de proteína. Se este for o objetivo, outra opção é usar fracionado em diversos momentos. Desse modo, haverá um estímulo dos aminoácidos ao longo do dia. Também é possível tomar na ceia, antes de dormir. Assim, é preservado o estado anabólico durante o descanso, favorecendo a síntese proteica", finaliza a nutricionista.

RECEITAS PARA TOMAR O WHEY PROTEIN

  • Smoothie de morango

  • Ingredientes: 
  • 1 e ½ scoop de whey protein sabor morango ou baunilha
  • 1 bandeja pequena de morango. Os morangos podem estar levemente congelados, para dar uma consistência parecida com a de milk-shake
  • 1 xícara de leite desnatado
  • Caso queira, cubos de gelo
  • Modo de preparo: no liquidificador, adicione todos os ingredientes e bata tudo até ficar homogêneo. O smoothie é uma bebida gelada que permite incrementar diferentes ingredientes, perfeito para lanches em dias quentes. Além disso, é uma receita versátil, pois pode acompanhar diferentes sabores e tipos de whey protein.

  • Panqueca de banana

  • Ingredientes: 
  • 1 e ½ scoop de whey de baunilha ou neutro
  • Meia xícara de iogurte grego light
  • Meia xícara de aveia em formato flocos
  • 1 banana amassada
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 clara
  • Modo de preparo: misture todos os ingredientes até deixar a massa homogênea; se preferir, pode usar o liquidificador para deixar bem misturado. Pegue uma frigideira antiaderente, doure a massa e adicione a cobertura que desejar. É ideal para diversos momentos do dia, como café da manhã ou lanches.

  • Açaí

  • Ingredientes:
  • 100ml de água;
  • 1 banana congelada;
  • 1 polpa de açaí natural (150g - 200g)
  •  1 scoop de whey protein (pode ser baunilha, chocolate ou neutro)
  • Modo de preparo: bater tudo no liquidificador e colocar granola ou nibs de cacau por cima.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais