> >
Dermatologistas explicam os riscos e cuidados antes de fazer o botox

Dermatologistas explicam os riscos e cuidados antes de fazer o botox

A toxina botulínica  impede que o músculo se contraia, formando as famosas rugas de expressão e rugas na pele. Aplicação com técnica incorreta pode causar assimetria facial, paralisia da pálpebra e pequenos hematomas

Publicado em 2 de dezembro de 2023 às 09:55

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Empresária do ES fica com olho paralisado e sem visão após fazer botox: 'Quis ficar bonita, mas ficou muito caro'; veja VÍDEO
Empresária do ES fica com olho paralisado e sem visão após fazer botox. (Reprodução/Redes Sociais)
Beatriz Heleodoro
Produção CBN Vitória / [email protected]

A empresária Denize Alves ficou com um olho paralisado e temporariamente sem visão após realizar um procedimento com botox. A toxina botulínica paralisou o olho dela fechado. A visão não foi afetada. Porém, como ela não consegue abrir o olho sozinha, não consegue enxergar. Ela precisa usar as mãos para levantar a pálpebra paralisada. 

"Dia 16 de novembro eu fui fazer um botox. Ele deu um pouquinho errado, porque travou o meu músculo, o meu nervo. Os meus olhos continuam a enxergar, porém eles não se movimentam. Estou enxergando apenas por um olho. Vocês só estão me vendo de óculos de sol e vão me ver por um tempo, pois com este olho não consigo enxergar", explicou a empresária pelas redes sociais.

A toxina botulínica – conhecida como botox – impede que o músculo se contraia, formando as famosas rugas de expressão e rugas na pele. A aplicação tem validade média de seis meses e pode ser feita em várias partes do rosto e corpo.

Na face, a toxina botulínica pode tratar as temidas linhas de expressão e rugas, além de ajudar definir o contorno do rosto. Já em outras aspectos de saúde, a aplicação pode ser feita para controlar o suor excessivo, aliviar casos de enxaqueca crônica, melhorar quadros de espasticidade dos membros e tratar estrabismo e a contração involuntária das pálpebras.

Ainda assim, mesmo diante de tantos prós, é importante saber, também, das possíveis complicações que envolvem o procedimento. Entre elas, a ptose palpebral, condição que causa a queda da pálpebra superior e que foi um dos efeitos colaterais do procedimento feito por Denize Alves.

Segundo a dermatologista Pauline Lyrio, a condição que afetou a empresária não é comum e pode ter relação com técnica errada de aplicação.  “No caso dessa empresária, o que ocorreu foi uma ptose palpebral grave, que pode ter sido decorrente de aplicação em local indevido ou dose excessiva, com migração da toxina botulínica para a região do músculo elevado da pálpebra, ocasionando a queda da mesma”, explica.

Paulyne Lirio
Paulyne Lirio diz que a região dos olhos demanda mais atenção. (Paulyne Lirio)
Aspas de citação

A ptose palpebral não é uma complicação tão comum, ainda mais da forma como aconteceu com a empresária, em que houve fraqueza generalizada e acentuada da pálpebra. Em geral, quando utilizadas doses adequadas e respeitando os limites anatômicos da musculatura da face, o risco dessa complicação é minimizado

Pauline Lyrio
Dermatologista
Aspas de citação

A região dos olhos demanda mais atenção por causa dos músculos elevadores da pálpebra. Mas, para Pauline, toda a face é complexa e exige estudo da mímica e anatomia de cada indivíduo para garantir o bom resultado.

Toda a região da face está passível a esse tipo de complicação. Por exemplo, na região da front, se colocamos uma dose inadequada ou em um local inadvertido, podemos ocasionar a queda do supercílio, o que pode causar dificuldade ou peso para abrir os olhos. Se pesarmos a mão na glabela (região entre sobrancelhas), também pode ocorrer essa ptose. Para tratar bruxismo ou afinar o rosto, podemos ter assimetria do sorriso”, detalha a dermatologista.

Outras possíveis complicações do procedimento são:

  • Assimetrias faciais temporárias;

  • Cefaleia (dor de cabeça);

  • Pequenos hematomas;

  • Dor ou irritação no local  da aplicação. 

ESCOLHAS

A dermatologista Renata Bortolini conta que a toxina botulínica é capaz de bloquear a contração muscular e a sudorese dependendo da região onde é aplicada. "É uma medicação versátil que pode ser usada com a finalidade estética de modular a mímica para abertura do olhar, correção do sorriso gengival, prevenção de rugas na face e do pescoço, mas também é aplicada para controlar o suor excessivo, a enxaqueca, o bruxismo, a vermelhidão da rosácea e até da oleosidade da pele".

A médica ressalta que a técnica aplicada é fundamental na hora de realizar ao procedimento. De acordo com Renata Bortolini, buscar por profissionais qualificados é o primeiro passo para garantir um bom resultado. 

Renata Bortolini
Renata Bortolini diz que buscar por profissionais qualificados é o primeiro passo para garantir um bom resultado. (Divulgação/ Renata Bortolini)
Aspas de citação

Quanto mais experiente e mais tempo o profissional estudou sobre aquilo, menor o risco de complicações. O resultado da aplicação da toxina botulínica está muito mais relacionado com a técnica de aplicação do que o produto em si

Renata Bortolini
Dermatologista
Aspas de citação

Ter expectativas reais e noção do próprio corpo, segundo a dermatologista, são dois pontos importantes para aproveitar os benefícios do procedimento e garantir bem-estar. “Eu costumo dizer que é um gerenciamento do envelhecimento para que você tenha uma beleza que seja compatível com a tua faixa etária. Ou seja, se você tem 60 anos, você será uma mulher bem cuidada de 60 anos, não uma mulher de 60 anos que parece que tem 25, porque não fica compatível. Através dos procedimentos estéticos, podemos fazer com que você envelheça de uma maneira mais confortável”, finaliza.

QUEM PODE FAZER?

As especialistas ainda destacam que o uso do botox para fins estéticos está indicado para adultos, sem consenso sobre idade mínima definida. “Em geral, indico quando já existe o incômodo com as rugas de movimento, visando prevenir as marcas por definitivo”, afirma Pauline Lyrio. Para outros objetivos, é necessária a avaliação médica. 

Ainda de acordo com a médica, "o uso é contraindicado em pessoas que possuam doenças neuromusculares, que sintam fraqueza muscular ou que possuam alergia ao produto, além de gestantes e pessoas com expectativas irreais”.

Para garantir maior segurança na hora do procedimento, a dica da dermatologista é dar preferência para os dermatologistas e os cirurgiões plásticos.

A especialista ainda lembra que, como todo procedimento estético, o botox requer alguns cuidados pós aplicação. Por ser uma substância que controla a contração do músculo, o ideal é não incentivar a contração das regiões um período. Para isso, basta evitar esforço físico intenso e massagear as áreas tratadas. A exposição solar também é contraindicada em casos de hematomas. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais