> >
Dezembro Vermelho: entenda como a Prep é aliada na prevenção do HIV

Dezembro Vermelho: entenda como a Prep é aliada na prevenção do HIV

Médica fala sobre medicamento que auxilia na prevenção da exposição, mas reforça: camisinha é ainda uma das formas mais segura e simples para prevenção de ISTs

Publicado em 1 de dezembro de 2023 às 15:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
A PrEP é o uso diário de antirretrovirais para prevenir e reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV
A Prep é o uso diário de antirretrovirais para prevenir e reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. (Shutterstock)

A campanha “Dezembro Vermelho”, que levanta importantes reflexões sobre a luta contra o vírus do HIV, bem como a assistência e a proteção dos direitos dos infectados pelo vírus, é um marco no calendário da saúde no Brasil. O tema é de extrema relevância e precisa ser reforçado anualmente. De acordo com a UNAIDS, em todo o mundo 39 milhões de pessoas viviam com o vírus HIV em 2022. No mesmo ano, 1,3 milhão de pessoas foram recém-infectadas e 630 mil morreram de doenças relacionadas à Aids.

Os tratamentos hoje existente são bem aceitos e eficazes, auxiliando na diminuição do número de mortes e aumentando a qualidade de vida dos portadores do vírus. Também de acordo com a UNAIDS, 29,8 milhões de pessoas estavam recebendo terapia antirretroviral em 2022.

O uso de preservativos e a testagem frequente são, ainda, as formas mais eficazes de prevenção dessa e outras ISTs, mas há, também, medicações que são aliadas nessa batalha contra o vírus. A médica Marina Dias Souza, infectologista na rede Kora Saúde, comenta que a Profilaxia Pré-exposição (Prep) é mais uma estratégia de prevenção ao vírus do HIV.

“O tratamento consiste no uso de antirretrovirais para previnir/reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV e é aplicado em populações com maior exposição ao vírus. O uso da medicação é contínuo e diário e o SUS fornece gratuitamente tanto a Prep quanto o suporte, com consultas periódicas e acompanhamento regular. A eficácia referida em estudos mais recentes chega a 44%”, conta.

A Prep consiste no uso de dois antirretrovirais, formulados em um único comprimido. A especialista explica que, como qualquer medicação, há o risco de efeitos colaterais, mas geralmente eles são leves, como náusea e diarreia no início do uso, e tentem a desaparecer com o passar do tempo. Porém, em casos mais raros, pode ocorrer toxicidade renal e hepática.

Marina reforça que o uso da Prep não substitui o da camisinha, pois a Prep auxilia na prevenção de do HIV mas não tem efeito para prevenir outras ISTs. “A camisinha é uma das formas mais segura e simples para prevenção de ISTs e é preciso que se sejam vencidas as barreiras culturais e de informação para que, cada vez mais, os preservativos sejam vistos como um item indispensável na vida das pessoas que possuem vida sexual ativa”, finaliza.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais