> >
6 dicas para evitar a hipervitaminose

6 dicas para evitar a hipervitaminose

Veja como a suplementação de vitaminas sem orientação médica pode colocar a saúde em risco

Publicado em 3 de outubro de 2025 às 17:32

Quando consumidas na medida certa, as vitaminas fortalecem o corpo, mas em excesso podem causar problemas sérios (Imagem: fizkes| Shutterstock)
Quando consumidas na medida certa, as vitaminas fortalecem o corpo, mas em excesso podem causar problemas sérios Crédito: Imagem: fizkes| Shutterstock

As vitaminas são fundamentais para manter o corpo saudável, já que participam de diversas funções essenciais do organismo. No entanto, quando a reposição delas acontece em excesso e sem a devida orientação médica, o efeito pode ser o oposto do esperado, trazendo riscos à saúde. Esse quadro é conhecido como hipervitaminose, uma condição caracterizada pelo acúmulo exagerado de vitaminas no corpo. Segundo o médico integrativo Wandyk Allison, pós-graduado em endocrinologia e metabologia, a hipervitaminose pode causar desde sintomas leves até complicações graves. “O que deveria ser benéfico acaba se transformando em um veneno. O excesso pode levar a náuseas, à fadiga, a problemas no fígado, nos rins ou até a distúrbios neurológicos”, alerta.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais
Fechar Paywall

Continue lendo

Faça seu cadastro para ler esta matéria.

É rápido e gratuito!

Quer acesso ilimitado?

Aproveite nossa oferta especial

Assine por R$ 1.00*