> >
Simone Biles: saiba como lidar com a pressão e preservar a saúde mental

Simone Biles: saiba como lidar com a pressão e preservar a saúde mental

Atleta americana desistiu de competir a final individual da modalidade na qual defenderia o título. Profissionais de saúde explicam a importância de cuidar da saúde mental e de procurar ajuda quando necessário

Publicado em 28 de julho de 2021 às 17:54

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Olimpíadas
Simone Biles admitiu estar lutando para manter sua saúde mental. "Tenho que me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar”. (COI)

A superestrela da ginástica, a americana Simone Biles, chegou a Tóquio sendo a protagonista das Olimpíadas 2020. Porém, a pressão parece que vem lhe afetando e trazendo à tona a importância de se falar sobre a saúde mental. A atleta não vai disputar a final individual da modalidade, que acontecerá nesta quinta-feira (29), na qual defenderia o título. A decisão foi anunciada na madrugada desta quarta-feira, 28, pela federação americana de ginástica. Simone admitiu estar lutando para manter sua saúde mental.

"Após uma avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos."

Na terça-feira, a ginasta foi retirada do time dos Estados Unidos durante a final por equipes de ginástica por "razões médicas", segundo a federação. Em conversa com jornalistas, ela disse: "Depois da apresentação que fiz, eu simplesmente não queria continuar", disse Biles.

Aspas de citação

Quando estou competindo, sou só eu e a minha cabeça lidando com demônios. Tenho de fazer o que é certo para mim, me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar

Simone Biles
Ginasta
Aspas de citação

A pressão não aconteceu somente com a americana. Outra estrela dos Jogos Olímpicos no Japão, Naomi Osaka, tenista número 2 do ranking mundial, se despediu do torneio precocemente ao ser derrotada pela tcheca Marketa Vondrousova, número 42 do ranking. A tenista também já deixou claro que enfrenta problemas emocionais e que toda a pressão que vem enfrentando a deixa vulnerável.

ADOECIMENTO MENTAL

O desabafo das superatletas trouxe a discussão sobre os cuidados com a saúde mental. Até que ponto a pressão é válida? A psicóloga Camila Carvalho, da Clínica Aube – Cuidados da Mente, explica que a pressão por si só não pode ser considerada ruim, desde que seja na medida certa, sem excessos.

"É preciso ter equilíbrio, mantendo uma rotina de cuidados com o corpo e com a mente para que o trabalho e as interações sociais não sejam comprometidos. A pessoa também precisa estar aberta a buscar ajuda. Caso sinta que a pressão está demais, ela não precisa lidar sozinha com os problemas, os medos e os desafios enfrentados. É importante conversar com amigos, colegas de trabalho, familiares e, é claro, buscar apoio profissional". 

Ela conta que todo comportamento excessivo pode desencadear o adoecimento emocional. É preciso observar o surgimento de sintomas de ansiedade, angústia e estresse, assim como a persistência dos mesmos. "Ter o apoio psicológico é fundamental para aprender a lidar com a rotina complexa, com as cobranças, a pressão, o perfeccionismo e, é claro, as derrotas e perdas", diz Camila. 

O psiquiatra Rodrigo Eustáquio Telles, da Green House Psiquiatria, conta que níveis muito elevados de expectativa e cobrança são um terreno fértil para o aparecimento de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. "As expectativas muito exageradas podem levar a quadros de ansiedade antecipatória intensas ao ponto que não alcançar o nível desejado pode acarretar frustrações e desenvolvimento de quadro depressivo".

Ao expor a luta interior que enfrentam, os atletas de alta performance demonstram ser gente como a gente. "E tira o estigma de pensarmos que eles são pessoas imbatíveis. Quando, na realidade, podem sofrer dos mesmos transtornos mentais e emocionais como qualquer pessoa que está na plateia", diz o psiquiatra.

A psicóloga Camila Carvalho explica que precisamos parar de pensar que o sofrimento está associado apenas a perdas, fraquezas e desqualificação. "Quando a pessoa tem bons desempenhos constantes, acaba tendo muita cobrança para mantê-los, o que também pode causar sofrimento. O perfeccionismo, a vontade de agradar e de nunca errar, a necessidade de sempre parecer forte, também podem ser causas de sofrimento, ansiedade e estresse". 

Rodrigo Eustáquio concorda. "As pessoas são levadas a crer que estar com um quadro de depressão são porque elas são fracas e isso só aumenta o sentimento de culpa. A boa notícia é que esse estigma tem reduzido e cada vez mais as pessoas estão dando importância a saúde mental e entendendo que o sofrimento de depressão, ansiedade e estresse não é algo que tem que se envergonhar. Estamos cada vez mais sendo exigidos emocional e psiquicamente do que fisicamente". 

Aspas de citação

Precisamos aprender que temos limite e que não damos conta de tudo. Que em algum momento precisaremos dizer não

Rodrigo Eustáquio Telles
Psiquiatra
Aspas de citação

ALERTA

Alterações no humor, no sono, na alimentação, além do fato de que a atividade passa a ser desmotivadora, são alguns dos sinais de que a pressão está fazendo mal a pessoa. Por isso,  é preciso estar atento e buscar ajuda profissional ao observar sintomas persistentes de ansiedade ou depressão.

O neuropsicólogo Fabiano de Abreu Rodrigues explica que quando temos sintomas que incomodam, que não nos faz bem, ou começamos a não fazer bem feito as coisas, é preciso ligar o sinal de alerta. "Podemos usar a ansiedade para aperfeiçoar, mas ela também pode distorcer, confundir, atrapalhar. Tudo está relacionado ao estágio e à inteligência emocional. Quanto mais inteligente a pessoa for, quanto melhor souber usar a região da lógica no cérebro, melhor será o domínio sobre a emoção". 

A atitude de Simone Biles, que não deixou de ser menos importante no evento mundial, é um caminho na busca do amor-próprio e do autocuidado. "Ela mostrou que não precisamos nos envergonhar dos nossos limites. É um amadurecimento quando conseguimos reconhecê-lo. Esse talvez seja o maior ensinamento que uma atleta de alta performance quis passar para todos nós nesse momento. Acendeu o alerta para as pessoas que estão sofrendo e precisando reconhecer que necessitam procurar o atendimento para promover a melhoria da saúde mental quanto antes", diz o psiquiatra Rodrigo Eustáquio.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais