> >
Saiba quais são os chás para ansiedade e como consumir

Saiba quais são os chás para ansiedade e como consumir

Ervas como camomila, passiflora, valeriana, erva-cidreira e lavanda auxiliam na indução do sono e no desconforto estomacal e do estresse

Publicado em 19 de abril de 2021 às 17:31

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Chá
Alguns chás podem realmente contribuir para o controle da ansiedade. (Freepik)

Você tem o costume de tomar chá? Nesse momento de pandemia, onde o nível de estresse de muita gente está elevado, a bebida pode ser uma aliada com objetivo de acalmar o corpo e a mente.

Alguns chás realmente têm o poder de controlar a angústia. "O chá-verde pode contribuir para controlar a ansiedade. Um dos nutrientes ativos nele é a l-teanina, um aminoácido que acalma a ajuda a equilibrar o humor, em especial na temperatura quente. Mas, se o interesse é buscar um blend (mistura) que auxilia na indução do sono, busco conciliar com ervas como camomila, passiflora, valeriana, erva-cidreira e lavanda, que auxiliam no desconforto estomacal, da indigestão e do estresse", diz Katryny Lourenço, sommelier do Atelier do Chá.

A sommelier de chás Dani Mendes conta que algumas bebidas purificam e desintoxicam o corpo, como os chás provenientes da Camellia sinensis, uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e diurética - o que ajuda na eliminação de toxinas. "Existem dois chás ótimos para depurar o fígado: o chá amarelo, que tem uma quantidade muito grande de ácido gálico, um grande aliado do fígado; e o Puerh, que é um chá fermentado e extremamente diurético", diz. 

Ela conta que a melhor forma de iniciar o consumo de chá é tomando os blends com algum sabor que a pessoa já gosta. Enquanto isso, Katryny indica a escolha de ervas puras e populares para iniciar a degustação das bebidas.

"Minha dica é começar com as ervas que você se familiariza e depois se arriscar sem medo nos blends de chá e ervas mais sofisticadas. Outra dica é começar com as ervas que você se familiariza e depois se arriscar sem medo nos blends de chá e ervas mais sofisticadas", explica Katryny.

ORIENTAÇÕES

Dani conta que chás podem ser tomados a qualquer hora, com algumas ressalvas. "O chá pode ser tomado a qualquer hora, dependendo de sua composição. O índice de cafeína é pelo menos cinco vezes menor que a do café. Mas, quem tem problema com insônia, deve tomá-lo até às 16h. Depois, se necessário, beber uma infusão de cunhã, melissa ou camomila, que são indicados para ansiedade", diz Dani.

A orientação é que se consuma os chás que aceleram o metabolismo somente até as primeiras horas após almoço. "No final da tarde, é interessante que se inicie um processo de relaxamento, evitando qualquer tipo de bebida que contenha cafeína se o objetivo é reduzir a ansiedade", ressalta Katryny.

A sommelier explica que apenas cinco minutos são necessários para preparar um chá e os benefícios são estendidos por horas. Ela lembra que, apesar de parecer uma bebida elitizada, o chá tem um custo acessível.

"Tenho visto uma procura crescente por informações e adesão ao saudável hábito do chá na rotina alimentar. E durante este período, onde as pessoas estão ficando mais em casa, o chá se tornou uma excelente opção, não apenas por suas propriedades reconhecidamente saudáveis, mas para reunir a família, os amigos e juntos curtirem desde a preparação correta até a degustação", avalia Katryny.

As especialistas selecionaram bebidas que ajudam a controlar ansiedade. Confira.

5 CHÁS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE

  • Chá de camomila

    01

    Camomila

    Infusões como a popular camomila com seu sabor suave podem aumentar naturalmente os níveis de serotonina e melatonina em nosso corpo, nos deixando relaxado sem sentir sonolento.

  • chá de hortelã

    02

    Hortelã

    É ideal para acalmar. "O seu aroma ajuda aliviar as tensões causadas pelo dia a dia. Quando nos sentimos oprimidos e ansiosos, também é uma opção para dar energia. Um erva saborosa e sem teor algum de cafeína", diz Katryny.

  • Chá-preto

    03

    Chá-preto

    A bebida controla diabetes, ajuda na prevenção de câncer, reduz o índice de colesterol e a controlar a ansiedade.

  • Chá de melissa

    04

    Melissa

    É uma infusão que acalma, reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

  • Rooibos

    05

    Rooibos

    Erva do Sul da África ainda pouco conhecida no Brasil, mas que faz sucesso na Europa e nos Estados Unidos. "Possui um sabor suave, delicado e adocicado naturalmente. Rico em vitamina C e muitos minerais, já foi comprovado em pesquisas da Universidade de Stellenbosch, que ajuda a reduzir a ansiedade, contribuindo ainda para uma boa noite de sono. Ela possui antioxidantes poderosos que são responsáveis por este benefício", diz Katriny.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais