Secretário da Saúde atualiza dados sobre a pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes fez nova transmissão on-line na tarde desta segunda-feira (19); veja os principais pontos abordados

Publicado em 19/04/2021 às 14h02
Atualizado em 19/04/2021 às 15h12

15:04

Fim da transmissão

Depois de cerca de 1 hora, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão da coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (19), na qual atualizou a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


15:02

Ceatox: central para casos de intoxicação 24h/dia

"Ceatox: é um serviço que está disponível 24 horas por dia para a população em geral para orientação, especialmente, para intoxicações por produtos químicos. Telefone: 0800 283 9904", ressalta Reblin.


14:59

Secretário: "Quarentena de 60 dias não é sustentável"

"Nós temos a compreensão clara de que medidas de restrição mais radicais, como aquela que tomamos na quarentena, só podem ser sustentadas por longos períodos se existir uma agenda econômica nacional. Não é sustentável manter a quarentena ao longo de 60 dias como em outros países do mundo, que tiveram agendas econômicas robustas. Nós reconhecemos que a metodologia atual, caso seja respeitada, poderá preservar a tendência de queda. Neste momento, estamos tomando medidas mais rígidas que em outros momentos", diz Nésio.


14:57

Taxa de ocupação das UTIs continua acima de 90%

"Hoje a ocupação hospitalar alcançou 90,77% de UTI, mas mantemos 964 pacientes internados. A queda se dá principalmente com a ampliação de leitos, com 20 leitos de UTI abertos no município de Linhares", esclarece Nésio.


14:56

Sem data para vacinação de quem tem comorbidade

"Se confirmarmos que esta semana vamos receber uma quantidade muito menor de vacinas, a previsão de que as pessoas com comorbidade pudessem ser vacinadas a partir de maio fica comprometida", explica Reblin.


14:53

Divergências no números de vacinas aplicadas

"O sistema do Ministério da Saúde para o LocalizaSUS tem um atraso de três a quatro dias das doses registradas. Existe um atraso. Nós consideramos as doses registradas no nosso site como as oficiais, informadas pelos municípios e pelo Governo Estadual", defende Nésio.


14:51

Vacinação: critérios de comorbidade devem ser definidos nesta semana

"Temos uma câmara técnica para definir as operações ao longo da vacinação. Já tem um caminho indicado e, essa semana, devemos pactuar esse critérios com os municípios. Mas já falamos: procure sempre a unidade de saúde a qual você pertence, porque ela te conhece. Isso torna a organização muito mais tranquila. Ainda nesta semana, devemos encerrar a estruturação dos itens que serão comprobatórios da doença de base (comorbidade para poder tomar a vacina contra a Covid-19)", explica Reblin.


14:48

ES pode chegar a 1.200 leitos de UTI neste mês

"Nós devemos passar de 1.200 leitos de UTI para Covid-19 ao longo do mês de abril. Ainda algumas expansões estão previstas para o mês de maio. Nós entendemos que a ampliação de leitos se torna cada vez mais difícil pela existência do que chamamos de 'pleno emprego' das categorias ligadas à saúde. Torna-se mais difícil interiorizar profissionais, por exemplo. O recurso humano, hoje, representa o grande limitador da expansão. Estamos desenhando estratégias para alcançar 1.500 leitos de UTI em uma situação extraordinária que nós não acreditamos que deva acontecer nas próximas semanas. Podemos transformar rapidamente leitos de enfermaria com monitores e respiradores, mas sem os recursos humanos não servem da forma adequada", explica Nésio.


14:45

93% da população indígena vacinada

"Nós entendemos que 93% é um bom indicador, mas a nossa meta é 100% do público atingido. A vacinação da população indígena tem uma operacionalização distinta. No início, foi detectada uma forte presença de crenças falsas, que requereram diversas campanhas de conscientização. Não podemos obrigar. As pessoas têm que se mover até o sistema de saúde. Mas o indicador de 93% não é ruim", esclarece Nésio.


14:43

Kits de intubação distribuídos

Os kits de intubação, segundo o secretário Nésio Fernandes, começaram a ser distribuídos entre esse domingo (18) e esta segunda-feira (19).


14:40

Segunda dose da vacina segue garantida no ES

"Nós só fizemos a antecipação da segunda dose em momentos de véspera de recebimento de mais doses. Nunca comprometeu a disponibilidade da segunda dose para quem tomou a primeira. O Estado não procedeu com nenhuma decisão de utilização de segunda dose para antecipar a vacinação da população, embora essa possibilidade deva ser avaliada pelas autoridades sanitárias do país", garante Nésio.


14:39

Reblin: "Não pense que tem alergia, pode ser Covid-19"

"Com relação à testagem, é importante ressaltar que o Espírito Santo tem disponível o que tem de mais avançado. Primeiro, o teste de antígeno, que deve ser feito na consulta. Se ele deu positivo, confirmou a Covid-19. Se deu negativo, para quem tem sintoma, vai fazer o teste PCR. Temos praticamente capacidade de realizar 8 mil teste PCR por dia e mais uma infinidade de testes na atenção básica. Nós precisamos manter essa vigilância na saída da quarentena, manter as pessoas em isolamento. Isso complementa a quarentena que vivenciamos e vai fazer os indicadores melhorarem. Não fique em casa pensando que tem alergia. Isso pode ser um sintoma da Covid-19", afirma Reblin.


14:37

Prevista normalização da oferta de medicamentos

"Nós, neste momento, com as entregas parciais sendo feitas pelos fornecedores, com doações por empresas ao Ministério da Saúde, caminhamos para que daqui a 15 dias qualquer escassez de medicamentos seja cessada no Espírito Santo. Quero destacar que a crise de falta de medicamentos do kit intubação se estabeleceu mais fortemente na rede particular e filantrópica", diz Nésio.


14:35

Menos doses de vacina nesta semana

"Temos uma expectativa, não confirmada ainda, de diminuição de doses para esta semana. O Ministério da Saúde anunciou uma dificuldade na produção para esta semana. Estamos aguardando a confirmação, mas é possível que recebamos muito menos doses nesta semana. Temos informação de que o Brasil receberá a vacina da Pfizer, mas em poucas doses, ainda não confirmadas. Temos estrutura para acondicionar e armazenas essas vacinas", afirma Reblin.


14:33

Em caso de oferta máxima de vacinas...

"Caso tenhamos condições de adquirir vacinas, já estamos montando um plano para vacinar até 2 milhões de capixabas por mês", garante Nésio.


14:31

Antecipação de vacinas para outros grupos?

"O Governo do Estado considera justa a antecipação da vacinação por qualquer grupo social. Sempre pleiteamos que o país comprasse toda a oferta de vacinas. No entanto, está demonstrada que a não chegada da vacinação mais ampla não está relacionada à capacidade de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde), mas à pouca quantidade de doses. Caso o governo adquira vacina, poderemos contemplar outros grupos essenciais ou de comorbidade que não estão inseridos no Plano Nacional de Imunização (PNI)", explica Nésio.


14:29

Vacinação de professores avança nesta semana

"As doses foram distribuídas no final de semana e, nesta semana, estamos recebendo a listagem. Vai começar pelo ensino mais básico, por quem está mais próximo das crianças menores. Esta semana a maioria das cidades deve iniciar a vacinação dos professores", garante Reblin.


14:27

Subsecretário lembra da vacinação contra a gripe

"Lembrando sempre que estamos em andamento com a vacinação contra a gripe. Os grupos estão estabelecidos paralelamente à vacinação contra a Covid-19. As pessoas precisam acompanhar pela internet ou pela unidade de saúde para tomar a vacina contra a gripe. Lembrando que tem intervalo recomendado entre uma vacina e a outra", lembra Reblin.


14:24

Secretário: "ES pode ser um dos primeiros a atingir imunidade coletiva"

"Alcançamos a posição de terceiro lugar, entre os Estados com o maior percentual da população vacinada com as doses do Ministério da Saúde. Nós estamos preparando condições para que o Espírito Santo avance ainda mais nessa velocidade e diante da possibilidade de aquisição de vacinas pelo Estado ou do envio do Ministério da Saúde, entendemos que o Espírito Santo poderá ser um dos primeiros Estados do país a atingir a imunidade coletiva pela cobertura vacinal", afirma Nésio.


14:22

Tecnologia permitirá identificar cepa P1

"Estamos, neste momento, incorporando tecnologias que poderão identificar o comportamento da variante P1. Algumas expressões importantes dos Estados que tem a P1 como predominante: a quantidade de jovens internados é maior. Ainda preservamos a proporção predominante de pacientes idosos e com comorbidade na assistência hospitalar", afirma Nésio.


14:20

ES pode ter nova expansão no 2º quadrimestre

"Nós podemos viver no final do mês de abril e no início de maio, a fase de recuperação consolidada dos três indicadores: casos observados, internações e óbitos. No entanto, por não termos alcançado uma imunidade coletiva pela vacinação, é possível que, ao longo do segundo quadrimestre, o Estado possa viver uma nova expansão na curva de casos. Por isso temos que preservar, até atingir 80% da imunização da população. Evitar aglomerações e seguir as medidas de distanciamento social", explica Nésio.


14:18

Ocupação de UTI deve diminuir a partir de maio

"Existe uma estabilização de internação hospitalar, sem filas de espera em pacientes graves ou moderados. Estamos desde sexta-feira (16) mantendo um comportamento de atender, em menos de 24 horas, toda a demanda de pacientes de enfermaria e UTI. O início da queda de enfermarias poderá ser observada nas próximas semanas. No entanto, a queda de casos poderá representar uma percepção da queda nas internações de UTI até o final de abril, em especial no início do mês de maio. Porém, não iremos alcançar, em menos de 60 dias, os níveis que tivemos entre a primeira e a segunda expansão de casos", adianta Nésio.


14:15

Reblin: "Jovem precisa entender que não é imune"

"Praticamente dobrou o número de óbitos em jovens que são internados. O jovem precisa entender que não está imune à doença, independentemente de ter tido ou não a infecção. Isso é muito importante. O jovem pode ter um fator preponderante na subida de uma nova curva, com muito risco de adoecer de forma grave, de ser hospitalizado e de ir a óbito", alerta Luiz Carlos Reblin, subsecretário de vigilância em saúde do Espírito Santo.


14:12

Casos ativos de Covid-19 ainda são muitos

"Nós vivemos, neste momento, uma queda rápida na curva de casos, mesmo tendo um contexto de alta testagem no Estado. Isso representa um reconhecimento real de que não há interferência de testagem ou represamento de testes. No entanto, o primeiro sinal a observar é a queda de casos. Os casos ativos ainda representam um número muito grande de pacientes, que podem exigir atendimento hospitalar. A pandemia não acabou, mas vivemos o início da recuperação", ressalta Nésio.


14:09

Jovens já representam 43% dos óbitos hospitalares

"De outubro do ano passado até 28 de fevereiro deste ano, óbitos hospitalares em pessoas entre 18 e 29 anos representavam 25%. De 1º de março até 18 de abril, passou a ser de 43% dos óbitos hospitalares. Temos uma doença que, neste momento, se comporta com uma mortalidade maior na população jovem", alerta o secretário.


14:05

ES tem queda sustentada de casos observados

"O Espírito Santo viveu a fase de aceleração da curva de casos entre 22 de fevereiro e 24 de março. Esse período foi seguido, até 1º de abril, por um pequeno platô. Estamos reconhecendo que o Espírito Santo viveu um período de queda sustentada de casos observados. No mesmo período, apresentou uma pressão assistencial muito grande e mantém um padrão de óbitos por semana em patamares muito elevados, superiores a 400 óbitos por semana. Teremos, ao longo de abril, um quantitativo de óbitos nunca observado, e mantendo ocupação (de UTI) acima de 90%", detalha Nésio.


14:00

Início da transmissão

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início à transmissão da coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (19), na qual atualizará a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.