ASSINE

Secretário da Saúde atualiza dados sobre a pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes fez nova transmissão on-line na tarde desta segunda-feira (19); veja os principais pontos abordados

Publicado em 19/04/2021 às 14h02
Atualizado em 19/04/2021 às 15h12

15:04

Fim da transmissão

Depois de cerca de 1 hora, o secretário Nésio Fernandes encerrou a transmissão da coletiva de imprensa on-line desta segunda-feira (19), na qual atualizou a situação da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo.


15:02

Ceatox: central para casos de intoxicação 24h/dia

"Ceatox: é um serviço que está disponível 24 horas por dia para a população em geral para orientação, especialmente, para intoxicações por produtos químicos. Telefone: 0800 283 9904", ressalta Reblin.


14:59

Secretário: "Quarentena de 60 dias não é sustentável"

"Nós temos a compreensão clara de que medidas de restrição mais radicais, como aquela que tomamos na quarentena, só podem ser sustentadas por longos períodos se existir uma agenda econômica nacional. Não é sustentável manter a quarentena ao longo de 60 dias como em outros países do mundo, que tiveram agendas econômicas robustas. Nós reconhecemos que a metodologia atual, caso seja respeitada, poderá preservar a tendência de queda. Neste momento, estamos tomando medidas mais rígidas que em outros momentos", diz Nésio.


14:57

Taxa de ocupação das UTIs continua acima de 90%

"Hoje a ocupação hospitalar alcançou 90,77% de UTI, mas mantemos 964 pacientes internados. A queda se dá principalmente com a ampliação de leitos, com 20 leitos de UTI abertos no município de Linhares", esclarece Nésio.


14:56

Sem data para vacinação de quem tem comorbidade

"Se confirmarmos que esta semana vamos receber uma quantidade muito menor de vacinas, a previsão de que as pessoas com comorbidade pudessem ser vacinadas a partir de maio fica comprometida", explica Reblin.


14:53

Divergências no números de vacinas aplicadas

"O sistema do Ministério da Saúde para o LocalizaSUS tem um atraso de três a quatro dias das doses registradas. Existe um atraso. Nós consideramos as doses registradas no nosso site como as oficiais, informadas pelos municípios e pelo Governo Estadual", defende Nésio.


14:51

Vacinação: critérios de comorbidade devem ser definidos nesta semana

"Temos uma câmara técnica para definir as operações ao longo da vacinação. Já tem um caminho indicado e, essa semana, devemos pactuar esse critérios com os municípios. Mas já falamos: procure sempre a unidade de saúde a qual você pertence, porque ela te conhece. Isso torna a organização muito mais tranquila. Ainda nesta semana, devemos encerrar a estruturação dos itens que serão comprobatórios da doença de base (comorbidade para poder tomar a vacina contra a Covid-19)", explica Reblin.


14:48

ES pode chegar a 1.200 leitos de UTI neste mês

"Nós devemos passar de 1.200 leitos de UTI para Covid-19 ao longo do mês de abril. Ainda algumas expansões estão previstas para o mês de maio. Nós entendemos que a ampliação de leitos se torna cada vez mais difícil pela existência do que chamamos de 'pleno emprego' das categorias ligadas à saúde. Torna-se mais difícil interiorizar profissionais, por exemplo. O recurso humano, hoje, representa o grande limitador da expansão. Estamos desenhando estratégias para alcançar 1.500 leitos de UTI em uma situação extraordinária que nós não acreditamos que deva acontecer nas próximas semanas. Podemos transformar rapidamente leitos de enfermaria com monitores e respiradores, mas sem os recursos humanos não servem da forma adequada", explica Nésio.


14:45

93% da população indígena vacinada

"Nós entendemos que 93% é um bom indicador, mas a nossa meta é 100% do público atingido. A vacinação da população indígena tem uma operacionalização distinta. No início, foi detectada uma forte presença de crenças falsas, que requereram diversas campanhas de conscientização. Não podemos obrigar. As pessoas têm que se mover até o sistema de saúde. Mas o indicador de 93% não é ruim", esclarece Nésio.


14:43

Kits de intubação distribuídos

Os kits de intubação, segundo o secretário Nésio Fernandes, começaram a ser distribuídos entre esse domingo (18) e esta segunda-feira (19).

SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes Pandemia

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.