Praia de Castelhanos: o refúgio dos gringos no Espírito Santo

Tem gente de Hollywood, Pennsylvania e até da França que já é conhecida dos garçons dos quiosques

Publicado em 03/01/2018 às 09h06

Têm, sim, outros points no Espírito Santo que atraem turistas do mundo inteiro. Mas quem é que resiste à beleza da Praia de Castelhanos, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo? Bom, não são os cabeleireiros de Hollywood já conhecidos pelos garçons dos quiosques do local. Tem gringo que já frequenta a praia há quase uma década – e volta todo ano. 

De cara, o acesso à praia é feito por uma estrada pavimentada e um pequeno trecho de terra batida. É mais fácil chegar de carro, e, pelo caminho, já dá para apreciar um pouco da praia – que é até bastante grande. 

Já na areia, várias opções de quiosques, salva-vidas à disposição e estrutura disponíveis de graça: então, levar a criançada está liberado! Só um detalhe: sabe aquela fama “das águas quentes de Anchieta”? É que não é bem assim. As águas de lá são ideais para se refrescar frente ao sol a todo vapor, ou melhor, a todo raio. Além disso, a região de Castelhanos possui pequenos comércios e pousadas para acolher bem o turista.

Marquinhos Santos, de 48 anos, um dos mais conhecidos garçons da região, trabalha, em Vitória, no inverno e em um quiosque da Praia de Castelhanos no verão. “Eu vivo isso aqui”, diz, mostrando a praia, “e tenho o maior orgulho de trabalhar na praia servindo o pessoal”, comemora. Só ele, que trabalha no local há oito anos, já atende famílias que desde o primeiro ano como garçom frequentam a praia na estação mais quente do ano.

INTERNACIONAIS

Tem carioca, tem gente de Brasília e tem, é lógico, muitos mineiros. O diferencial da Praia de Castelhanos é a atração que ela faz aos estrangeiros. Com todo o seu charme e sedução, a areia fina e a água mansa chamam a atenção de gente que vem de Hollywood, França e até da Pennsylvania.

Marquinhos detalha que os hollywoodianos são quatro cabeleireiros que, há quase 10 anos, vêm ao Espírito Santo e fazem questão de passar aproximadamente 10 dias em um apartamento à beira-mar da Praia de Castelhanos. “E tem uma família da região do Conde Drácula”, brinca, se referindo à Pennsylvania, Estado também americano, sem saber que a terra do vampiro mais famoso do mundo fica do outro lado do Oceano Atlântico, na região da Trânsilvânia, na Romêmia. "E tem uma outra família de franceses, que geralmente estão por aqui do início do ano até meados de janeiro. Coisa de 10 dias. Mas vêm todos os anos", conclui. 

SURF LIBERADO

Andando pela praia e também aproveitando o visual, a equipe multimídia do Gazeta Online flagrou um grupo de surfistas que aproveitava as ondas mais à direita da Praia de Castelhanos. Um deles, sentado na areia, explicou que aquele local é melhor para curtir as ondas e ainda fica mais afastado do centro da praia, então não atrapalha nenhum banhista.

SERVIÇO

Como chegar: o acesso pode ser feito pela BR 101, até a entrada da ES 146. Em seguida, você encontra a ES 060 e vai até a avenida Beira Mar, onde e há um trecho ainda de estrada de chão para percorrer até a praia. Outro acesso é passando por dentro de Guarapari e pegando direto a ES 060.

Estrutura:  No local, há estacionamento, além de vários quiosques por toda a extensão da praia. Existe ainda pequenos comércios e pousadas para abrigar os turistas.  Há aluguel de boias e outros itens para a diversão na água

Dicas: um almoço para três pessoas (inclui peixe frito, arroz, vinagrete, salada, refrigerante e água), em média, custa R$ 160 e o local é um bom para crianças nadarem. 

Onde comer:

BRASEIRO PIZZARIA E CHURRASCARIA – (28) 9 9967-4244 – Rua Rogério Da Silva Mendes, S/N

QUIOSQUE DO PITANGA – (28) 99885-1095 – Av. Beira Mar

PAPACO’S RESTAURANTE – (28) 9 9924-0811 – Av. Beira Mar, 1978

RESTAURANTE BATELÃO – (28) 9 9994-4764 / (28) 9 9918-7255 – Avenida Beira Mar

RESTAURANTE CHURRASCARIA CANTINHO PORTUGUÊS – (28) 3536-3777 – Av. Beira Mar, 1694 – Praia Dos Castelhanos.

(Fonte: Prefeitura de Anchieta)

A Gazeta integra o

Saiba mais
anchieta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.