> >
O que está por atrás do mau hálito e como acabar com ele

O que está por atrás do mau hálito e como acabar com ele

Problema atinge cerca de 30% da população brasileira. Nem sempre a própria pessoa percebe o mau cheiro

Publicado em 22 de outubro de 2019 às 12:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escova de dentes: higiene bucal ajuda a afastar o mau hálito. (Unsplash)

Quem nunca colocou as mãos sobre a boca e assoprou para dar uma conferida no hálito? De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), o problema atinge cerca de 30% da população brasileira. Ele não é considerado uma doença, mas pode indicar que há um sinal de desequilíbrio no organismo. Manter uma boa higienização é essencial para evitar a condição.

Muitas vezes, a pessoa que possui mau hálito não costuma sentir o mau cheiro. Segundo a dentista Catarina Riva, isso se dá por conta da fadiga olfatória. "É quando o individuo se acostuma com o cheiro e o seu nariz não percebe mais a informação daquele aroma. Como quando passamos um perfume. De primeiro, nós sentimos o cheiro, mas depois as células olfatórias se habituam e já não sentimos mais", explica a especialista.

Segundo a dentista, a melhor forma de descobrir se há alguma alteração no hálito é perguntando a um amigo. "Infelizmente, a halitose pode interferir nos relacionamentos pessoais, por isso é importante perguntar sobre a questão, para em seguida apurar as causas do problema", aconselha.

A halitose é causada por questões da cavidade bucal, como doenças da gengiva e a língua branca. A inflamação e acúmulo de placa bacteriana, respectivamente, somadas a falta de tratamento e má higiene pode intensificar o mau cheiro. "Jejum prolongado, cáries, amigdalite, ingestão de alimentos com odores como cebola, alho, álcool também podem ser causadores do problema", complementa Catarina Riva.

Este vídeo pode te interessar

Para evitar a halitose é preciso manter a higiene bucal em dia. "O ideal é sempre usar o fio dental, escovar os dentes e a língua, ter uma dieta balanceada, evitar jejum prolongado, controlar o estresse e consultar o dentista regularmente. Seja qual for a causa da halitose, esses cuidados são fundamentais", recomenda a dentista.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais