ASSINE

Nutrição: 6 sinais que mostram que a sua alimentação não está boa

Segundo a nutricionista Roberta Larica, é preciso buscar variedade, quantidade e qualidade na hora de comer; cores, variedades, excessos, tudo isso colabora para a forma como levamos a vida

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 05/04/2021 às 19h24
Alimentação saudável interfere na vida
Alimentação saudável interfere na vida. Crédito: Pixabay

Você é o que você come! Essa máxima é conhecida e propagada por quem preza pela boa alimentação, você provavelmente já ouviu em algum momento. Não é novidade que o estilo de vida, entre a nutrição e os exercícios físicos, determinam a saúde de cada um. Mas o que pode parecer novo é a comunicação a partir dos hábitos ruins. Isso porque sinais físicos, desde um cansaço até uma indisposição estomacal, podem ser evidências de que você está se alimentando mal.

O prato de comida do almoço, por exemplo, pode ser considerado a identidade, uma vez que ele mostra o que está sendo consumido por você. As cores, variedades, excesso de frituras, quantidade de carboidratos, tudo isso colabora para a forma como levamos a vida.

Para a nutricionista Roberta Larica, o que é consumido precisa ser pautado em três quesitos: quantidade, qualidade e variedade.

A comentarista da CBN Vitória chama atenção para o aparecimento dos sinais de acordo com os desvios no estilo de vida saudável.

Roberta Larica

Nutricionista e comentarista da CBN Vitória

"Nossa alimentação diária requer atenção. Às vezes o corpo não consegue suprir o que está faltando, o que você deixou de consumir em algum momento. Com isso, surgem pequenas manifestações, sinais como unha mais fraca, queda de cabelo, dor muscular. É uma forma de alertar sobre a alimentação ou a necessidade de suplementação"

Ao jornalista Fábio Botacin, durante o Boa Mesa CBN, Roberta Larica disse que um prato considerado saudável não é suficiente se repetido todos os dias. A nutricionista elogiou o "PF brasileiro" com arroz, feijão, carne e salada, mas mostra que é preciso variedade.

Alimentação saudável interfere na vida
Arroz e feijão estão sempre presentes no prato do brasileiro. Crédito: Pixabay

"O que vemos hoje é a repetição na alimentação. Por mais que seja saudável, pode gerar uma deficiência", completa.

Ela sugere que ocorram alterações ao longo da semana. Que seja a substituição do feijão por uma lentilha, a adição de uma batata doce, entre outras.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE SINAIS FÍSICOS:

  1. 01

    QUEDA DE CABELO

    Roberta Larica indica que esse sinal pode ser falta de ferro, vitaminas do complexo B, zinco e até vitamina D

  2. 02

    AREIAS NOS OLHOS

    A sensação de areias nos olhos pode apontar faltas de vitaminas do complexo B, principalmente a B2, segundo a nutricionista

  3. 03

    ALERGIAS NA PELE

    Pode ser resultado de uma deficiência com zinco e também vitaminas do complexo B

  4. 04

    INTESTINO RUIM

    Uma indisposição pode mostrar que o seu sistema imunológico pode estar com problemas

  5. 05

    UNHAS MANCHADAS E COM PINTAS

    Fonte maior de incômodo das mulheres, os problemas nas unhas podem indicar uma deficiência com zinco ou selênio

  6. 06

    AFTAS NA BOCA

    Ácido fólico deficitário pode ocasionar em aftas na boca. Assim como a ausência de vitaminas presentes em alimentos verdes escuros, como brócolis

Assim, quando há a deficiência, manifestada através dos sinais físicos, como o cansaço e unha mais fraca, é necessário ir em busca de respostas, segundo a nutricionista.

"Em caso de muitos sintomas físicos, trabalhamos com base nas vitaminas relacionadas aos sinais e analisamos os exames sanguíneos para corrigir as deficiências. A suplementação, por exemplo, busca preencher o que falta", diz.

Apesar de sinalizar uma mudança, Roberta lembra que há individualidades, por isso o risco de buscar suplementação a esmo. É preciso orientação de um profissional da nutrição.

Saúde Alimentação cbn cotidiano cbn vitoria Roberta Larica Alimentos

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.