> >
Materiais na cozinha podem contaminar alimentos e afetar o cérebro

Materiais na cozinha podem contaminar alimentos e afetar o cérebro

Roberta Larica explica que a substituição de algumas embalagens, além da inclusão de alimentos no prato, podem evitar o contato com metais pesados

Publicado em 28 de junho de 2021 às 18:37

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Embalagens podem trazer riscos ao organismo
Embalagens podem trazer riscos ao organismo. (Pixabay)

Uma rotina saudável e com equilíbrio auxilia no funcionamento da máquina que é o corpo humano. Isso não é segredo pra ninguém. Alimentos ricos em vitaminas, verduras e legumes em abundância e ainda aquelas comidas que podem até prevenir doenças. Acontece que não basta ter atenção nos alimentos à mesa, mas é necessário também verificar como foram preparados.

O alerta é da nutricionista Roberta Larica. Ela explica que alguns contaminantes na cozinha podem minar a saúde do cérebro. Ou seja, mesmo que você preste atenção naquilo que come, é interessante notar, por exemplo, a panela em que o alimento foi preparado.

Boa Mesa CBN - Os contaminantes na cozinha que podem minar a saúde do cérebro

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o Boa Mesa CBN, da Rádio CBN Vitória, a nutricionista salientou que a preocupação principal é com a saúde neurológica.

Aspas de citação

Sabemos que o contato diário com metais pesados e outras toxinas ambientais, como o plástico, mercúrio, arsênio e o alumínio, tem uma relação muito grande com doenças neurológicas, que podem ter início com perda cognitiva ou de memória. Doenças como Alzheimer e Parkinson também podem aparecer

Roberta Larica
Nutricionista
Aspas de citação

A atenção voltada aos materiais contidos em panelas e latas foi reforçada por um estudo da Universidade de São Paulo.

A pesquisa indicou a presença de grande quantidade de alumínio na água fervida em panelas do mesmo material, e também nos alimentos cozidos nelas. Em um teste prático de três horas de fervura de água com sal, foi encontrada uma taxa de alumínio de 20 mg/l no líquido, quando o aceitável seria de 12 mg a 14 mg.

"Precisamos ficar atentos. O estudo mostra a grande quantidade de alumínio na água. Se a gente for pensar, não é simplesmente a água, mas o alimento cozido ali. Isso vai sendo acumulado no nosso organismo ao longo da vida, podendo trazer complicações", disse a nutricionista.

Roberta Larica ressalta que mudanças nos hábitos a fim de manter um distanciamento dos metais pesados também podem ter efeitos hormonais. "Poluentes afetam o cérebro, mas também a saúde hormonal, como a menopausa precoce e alterações no corpo", diz.

O QUE PODE SER FEITO DE DIFERENTE?

  • Os contaminantes na cozinha que podem minar a saúde do cérebro

    01

    CUIDADO COM ENLATADOS

    "Preste atenção na quantidade de enlatados você compra. Molho de tomate, milho e outros alimentos que estão na lata podem ser comprados em vidro. Assim você diminui o contato com o alumínio", aconselha a nutricionista.

  • Embalagens podem trazer riscos ao organismo

    02

    ELETRODOMÉSTICOS

    Roberta Larica sugere ter cuidado com torradeiras, chapas e assadeiras. Enquanto essas superfícies estão protegidas pelo chamado teflon, o risco é menor, mas com os arranhões, os metais pesados começam a dar as caras. Ela afirma que o teflon oferece um risco menor, mas não há ausência de risco nesse caso. Segundo a nutricionista, boas opções para as panelas são o barro, o ferro, o vidro, inox e a cerâmica.

  • Embalagens podem trazer riscos ao organismo

    03

    EMBALAGENS DE BEBIDAS

    "É uma boa ideia migrar das latas de alumínio para as garrafas de vidro, seja do refrigerante ou da cerveja. Você terá um contato menor com o metal pesado", explica a nutricionista. Ela ainda lembra das cápsulas de chá e café. Segundo a comentarista, apesar de prático e rápido, o funcionamento da máquina aquece as embalagens, o que é um risco para a saúde hormonal.

  • Os contaminantes na cozinha que podem minar a saúde do cérebro

    04

    ALGUNS ALIMENTOS SÃO BENÉFICOS

    De acordo com Roberta Larica, nosso corpo tem a capacidade de eliminar as toxinas: "Alguns alimentos que estão no grupo das brassicas, como couve, brócolis, taioba e espinafre, facilitam a eliminação das substâncias". Ter uma alimentação saudável pode contribuir para jogar fora o que não é benéfico ao corpo humano.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais