ASSINE

5 chás ideais para consumir no inverno

Sommeliers indicam chás e infusões que podem ser grandes aliados para o corpo e a mente nessa época do ano

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 22/06/2021 às 16h00
Chá no inverno
A bebida traz conforto e aconchego, além de promover uma melhora na saúde. Crédito: Isadora Heimig

Com a chegada do inverno, a temperatura já mudou no Espírito Santo. E que tal aproveitar o friozinho e se deliciar com um chá? A bebida traz conforto e aconchego, além de promover uma melhora na saúde, pois contém vitaminas e sais minerais, que podem ajudar no aumento da imunidade. 

A sommelière de chá Dani Mendes explica que a bebida ajuda a aquecer o corpo, combate a ansiedade e melhora a imunidade, sendo um ritual que acalma e traz paz. “Os chás provocam conforto interno, já que contêm ativos que harmonizam as emoções e garantem equilíbrio físico. Quando paramos para fazer qualquer coisa por nós mesmos isso gera prazer e bem-estar”, diz

O chá é feito da Camellia Sinensis, uma planta usada para produzir seis tipos de chás, sendo o mais popular o verde. “Todo chá é feito dessa planta, mas a forma de preparo é diferente, o que origina diferentes tipos da bebida”, ensina Dani.

BENEFÍCIOS

O sommelier de chá Michel Bitencourt, que é Ceo da Tea Shop no Brasil, explica que o consumo da bebida pode ajudar no aumento da imunidade, além de melhorar o bem-estar, como o efeito digestivo e relaxante. "Também auxilia na digestão, relaxa o corpo (que muitas vezes se contrai nos dias mais frios), e ainda aquece", diz.

Chá no inverno
A bebida traz conforto e aconchego, além de promover uma melhora na saúde. Crédito: Isadora Heimig

Ele conta que os chás e infusões são democráticos, e podem ser tomados por adultos, crianças e gestantes. "Basta entender seu organismo e o momento para apostar no mais recomendado para seus objetivos", diz. Os profissionais selecionaram 5 chás e infusões para você aproveitar no inverno. Confira. 

  1. A Gazeta - 4jk0nb9
    01

    Ginger Balm

    Gengibre, capim-limão, casca de laranja, pétalas de flores, pólen, cítricos e hibisco branco são os principais ingredientes desta infusão, ideal para quando a nossa garganta nos pede suavidade e calma.

  2. A Gazeta - dabyx3qxgd5
    02

    Chá-verde

    Considerado uma das bebidas mais saudáveis do planeta, o chá-verde é o mais popular na área da saúde. É rico em catequina EGCG que são antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento celular. De acordo com a revista European Journal of Preventive Cardiology, estudos comprovaram que na China, onde se consome muito chá, houve redução da taxa de doenças cardiovasculares e mortalidade por outras doenças devido o consumo regular da bebida. O chá-verde ainda atua no sistema imunológico, de modo geral, e o recomendado é que seu consumo seja de 600 ml por dia, três vezes por semana.

  3. A Gazeta - lffjmcedi
    03

    Chá-preto

    Diminui a sensação de cansaço e sonolência ao longo do dia, auxilia na digestão, tem propriedades cardiovasculares, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e tem ação anti-inflamatória.

  4. A Gazeta - livtzi8fa
    04

    Chai Latte

    Mescla de chás-pretos com canela, gengibre, pimenta rosa, raíz de alcaçuz e aroma de leite. A presença das especiarias torna este chá ideal para auxiliar em problemas estomacais, além de conter as propriedades diuréticas e analgésicas da pimenta rosa.

  5. A Gazeta - gg919ku35
    05

    Rooibos Vanilla

    O Rooibos é um arbusto da África do Sul que tem uma cor de caramelo e sabor naturalmente adocicado. Os benefícios são inúmeros, mas além de rica em cálcio e ferro, esta infusão estimula a produção de insulina, é diurética, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, combate gastrites e é anti-inflamatória.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde Fique bem Bem estar Saúde

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.