> >
Rotina de beleza: dicas essenciais para ter uma pele linda e saudável

Rotina de beleza: dicas essenciais para ter uma pele linda e saudável

Esfoliar de maneira correta e não abrir mão do protetor solar são algumas das dicas que podem fazer grande diferença, para melhora da qualidade global do tecido cutâneo

Publicado em 16 de junho de 2021 às 16:57

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher de pele madura tocando o rosto
A pele precisa ser higienizada duas vezes ao dia,  mas é preciso cuidado com alguns sabonetes de limpeza. . (Shutterstock)

Cuidar da pele é algo básico para manter a saúde do tecido cutâneo. Por isso, algumas escolhas são essenciais para ter (e manter) a pele linda e saudável. Limpar corretamente, usar o protetor solar diariamente, higienizar com um produto eficaz...

Existem alguns truques, que podem ser adotados no dia a dia, e que farão você alcançar o objetivo. A pele precisa ser higienizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite), mas é preciso cuidado com alguns sabonetes de limpeza. “Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada. Por esse motivo, surgiram os limpadores suaves”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Esfoliando  o rosto
A pele precisa ser higienizada duas vezes ao dia. (Freepik)

A limpeza da pele requer um delicado equilíbrio entre alcançar uma excelente higiene ao mesmo tempo em que a barreira protetora do estrato córneo é mantida. "A suavidade é importante porque o dano de barreira induzido pelo limpador aumenta a perda de água transepidérmica, ou seja, piora a hidratação natural da pele, que age como uma esponja para reter a água no tecido. Também sabemos que produtos mais abrasivos interferem na microbiota da pele, reduzindo o número de bactérias boas que agem como defensores”, diz o especialista.

ESFOLIE

A cirurgiã plástica Beatriz Lassance explica que o processo de esfoliação estimula a renovação celular e melhora a textura da pele. "Além disso, o esfoliante retira o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e também potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes", diz. 

Capaz de retirar células mortas e melhorar a qualidade da pele, o esfoliante deve ser espalhado em movimentos circulares após o sabonete, mas com cuidado para não exagerar no atrito, o que pode sensibilizar e irritar a pele. Além disso, fique atento às fórmulas. 

Claudia Marçal é dermatologista
A dermatologista Claudia Marçal diz que é preciso ficar atento às fórmulas. (Divulgação Matheus Campos)
Aspas de citação

Um bom esfoliante deve ter partículas uniformes de tamanho pequeno ou médio e origem natural, como seda do arroz, sementes de apricot e linhaça. E deve ser formulado com ativos calmantes, anti-inflamatórios e hidratantes para ser capaz de remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo

Claudia Marçal
Dermatologista
Aspas de citação

ADICIONE ANTIOXIDANTES AO HIDRATANTE

O nosso organismo possui um sistema antioxidante endógeno, que se encarrega de combater os radicais livres. “Contudo, por causa de um processo metabólico, nosso corpo produz mais radicais livres quando exposto aos raios UVA, UVB e calor. Então, o organismo não dá conta do recado", explica a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, da Biotec Dermocosméticos.

Os antioxidantes podem ter duas ações, como prevenção (com neutralização dos radicais livres) e, também, como recuperação após os danos causados. "O antioxidante diminui a concentração dessas moléculas e a inflamação no local; além disso, ele repara quase que de maneira imediata os danos", conta a farmacêutica. Existem diversos desses ativos disponíveis em cosméticos e na farmácia de manipulação como Alistin, Coffee Skin, Arct-Alg, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina B3, Ácido Ferúlico e SuperOX C.

USE PROTETOR SOLAR

Homem usando protetor solar
O filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele - mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. (Maksym_Azovtsev/ Freepik)

O filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele - mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. “Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar, ele é o creme antienvelhecimento mais importante”, afirma o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A proteção é de todas as camadas da pele, preservando também o colágeno. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas em fotoexposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais