> >
Posse de Biden: especialistas analisam looks de Kamala Harris, Michelle Obama e da nova primeira-dama

Posse de Biden: especialistas analisam looks de Kamala Harris, Michelle Obama e da nova primeira-dama

O tom roxo, usado pela vice-presidente, está associado com a realeza, a nobreza e a espiritualidade. Já o azul mais suave, escolha de Jill Biden,  transmite confiança, lealdade e calma. Já o vinho, opção da ex-primeira-dama, é a mistura da cor vermelha e azul, cada uma representa um partido

Publicado em 21 de janeiro de 2021 às 18:05- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
A vice-presidente eleita Kamala Harris   e seu marido Doug Emhoff chegam para a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, no   Capitólio, em Washington (DC), nesta quarta- feira, 20 de janeiro de 2021
A vice-presidente eleita Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff. Kamala escolheu para posse o sobretudo roxo e, por baixo, vestido no mesmo tom. . (PATRICK SEMANSKY/ESTADÃO CONTEÚDO)

Os holofotes na cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se voltaram para o discurso, as apresentações musicais e os looks. Quem atraiu as atenções foi a vice-presidente Kamala Harris, a primeira mulher a assumir o posto.

Kamala Harris chegou com um sobretudo roxo e, por baixo, vestido no mesmo tom. A consultora de imagem Loraynne Pavezi explica que look monocromático passa uma mensagem de elegância. E que a escolha da cor para a cerimônia não foi aleatória. "O roxo está associado à realeza, nobreza e espiritualidade. Também é a cor da magia e está ligada à teologia 'do feminismo e do movimento gay'", diz. Loraynne complementa dizendo que a cor também representa a organização Women's Social and Political Union, na qual as mulheres reivindicaram ao direito do voto.

A vice-presidente usou um conjunto de Christopher John Rogers, jovem estilista negro em ascensão em Nova York. Rogers costuma trabalhar com mulheres negras e já vestiu Rihanna, Cardi B e a ex-primeira-dama Michelle Obama. O colar de pérolas usado por Harris é do designer porto-riquenho Wilfredo Rosado.

Mensagem de unidade

Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, escolheu um look monocromático - sobretudo, blusa de gola alta e calças largas - em um tom de vinho, na mesma cartela. "É uma cor fria e elegante, que representa a nobreza. Também é a mistura da cor vermelha e azul, cada uma representa um partido. É uma mensagem subliminar, os stylist pensam em tudo", ressalta Loraynne.

O ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michelle Obama chegam para a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, no Capitólio, em Washington (DC), nesta quarta- feira, 20 de janeiro de 2021
Barack e Michelle Obama. A ex-primeira-dama usou conjunto de um estilista negro: Sergio Hudson, jovem talento americano. (PATRICK SEMANSKY/ESTADÃO CONTEÚDO)

Segundo o site "The Hill", o bipartidarismo também está inserido na simbologia do roxo, que é um meio caminho entre o azul, cor dos democratas, e o vermelho, tom dos republicanos. Transmite uma mensagem de unidade e solidariedade.

Para quem quer usar o look monocromático, a consultora da imagem Renata Cani diz que não tem como errar. "Pode escolher o mesmo tom de cor ou tons diferentes e tecidos diferentes que acabam criando texturas e dando a sensação de camadas, que eu acho maravilhoso", explica. 

Lealdade

A primeira-dama Jill Biden optou pelo azul mais suave. O conjunto é da americana Alexandra O'Neill, estilista que apoia o consumo sustentável na moda e redução do desperdício. A estilista costuma vestir estrelas de Hollywood como Kate Hudson, Constance Wu, Felicity Jones, Laura Dern, Priyanka Chopra e Thandie Newton.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a esposa Jill Biden acenam ao chegarem à   Casa Branca, em Washington (DC), nesta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, após a   cerimônia de posse.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a esposa Jill Biden que optou por um look azul mais suave. (ALEX BRANDON/ESTADÃO CONTEÚDO)

As escolhas, segundo Renata, mostram as personalidades de cada uma. "O uso das cores tem a ver com estilo. Acho que a opção do azul foi por conta da cor ser a preferida das mulheres. A tonalidade transmite confiança, lealdade e calma. A estratégia de cor foi fantástica visto o papel que cada uma ocupa", diz a consultora de imagem.

O presidente Joe Biden e Doug Emhoff, marido de Harris, optaram pelo estilista americano Ralph Lauren, um dos ícones da moda no século XX.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais