> >
Rádio Litoral é líder absoluta de audiência no cenário capixaba

Rádio Litoral é líder absoluta de audiência no cenário capixaba

A emissora carrega três pilares importantes para se manter no topo: programação musical, promoção e locução; a Litoral busca falar com o povo capixaba e torná-lo parte integrante da rádio

Publicado em 6 de dezembro de 2023 às 10:13

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Estúdio da rádio Litoral FM na Rede Gazeta, em Vitória
Estúdio da rádio Litoral FM na Rede Gazeta, em Vitória. (Pedro Henrique de Oliveira Martins)

No ar desde 24 de julho de 1994, a Litoral FM (102.3) é líder de audiência entre as rádios do Espírito Santo. Ela se mantém no topo há 20 meses consecutivos. Trata-se de um veículo que tem tradição e que fala a língua do povo capixaba.

Em julho, a Litoral completou 29 anos de trajetória, registrando recordes, histórias memoráveis e fatos marcantes no cenário do Espírito Santo. Toda sua potência se dá por três importantes pilares que o veículo de comunicação carrega consigo. São eles:

  • 01

    PROGRAMAÇÃO MUSICAL

    A programação musical representa as músicas que tocam na Litoral. A empresa está antenada no feedback dos ouvintes, visando adicionar à programação os sons do momento e/ou as músicas mais pedidas. Para isso, a rádio realiza pesquisas junto ao público.

  • 02

    PROMOÇÃO

    Neste aspecto, a Litoral atua atendendo as comunidades. Portanto, busca entender os desejos dos seus ouvintes para realizar sorteios. São feitos sorteios, por exemplo, de smartphones, ingressos e videogames. De acordo com o gerente da rádio Litoral, Tiago Silvares, a empresa está sempre falando para o seu público e engajando a partir das promoções. “A gente atua nas ruas, nas comunidades, com promoção, com uma ação de rua, com locutor de externa. É entregar para o ouvinte essa rádio alegre, divertida, descontraída, não deixando de ser relevante. Tendo informação, tendo tudo aquilo que o ouvinte deseja.”

  • 03

    LOCUÇÃO

    A locução diz respeito aos comunicadores que estão em atividade na rádio Litoral. São pessoas fundamentais na comunicação junto aos ouvintes. Para que esse processo seja concreto, a locução é trabalhada de forma rápida, agradável e alegre. Segundo Tiago, a locução trabalha com foco nestes tópicos. “A Rádio Litoral é isso, uma rádio alegre, uma rádio feliz, é uma rádio onde você vai ligar e falar: ‘que energia legal.’”

Tiago Silvares, apresentador do podcast
Tiago Silvares, gerente da rádio Litoral FM. (Rádio Litoral/Divulgação)

Os três pilares da rádio Litoral estão diretamente ligados ao processo de inovação, afinal, são feitas atualizações para manter os ouvintes por perto e fazer com que se sintam parte integrante da rádio, como um todo.

“Inovar nunca é simples. Ao mesmo tempo que a gente tem uma rádio que é líder, a gente precisa se manter líder. A gente experimenta alguns quadros, alguns programas e depois a gente vê se o ouvinte gostou”, diz Tiago.

Com um dos maiores alcances de audiência no Espírito Santo, a Rádio Litoral se empenha em oferecer melhorias constantes para os seus ouvintes e estudando o perfil de cada um. Diante disso, o time de Marketing busca traçar o perfil dos “litoretes” para propor novos conteúdos e formatos que atendam ao público que já consome a rádio, mas também para atrair novos ouvintes.

Conforme afirma o analista de marketing da Rede Gazeta, Thiago Almeida, a Litoral tem o foco de atender todo o tipo de público. “Temos um time diverso de comunicadores, desde novos até os mais experientes, então a programação atinge todos os tipos de público, falamos literalmente com os ouvintes e nos preocupamos com o que eles querem ouvir”, reforça Thiago.

Thiago Almeida, analista de Marketing da Rede Gazeta
Thiago Almeida, analista de Marketing da Rede Gazeta. (Arquivo Pessoal)

Em outubro, a Litoral alcançou mais de 515 mil ouvintes, de acordo com o Kantar Ibope. E, segundo Thiago, esse alcance tem sido levado para o mercado, provando que o conteúdo radiofônico não perdeu seu lugar para as outras plataformas atuais, como a TV e as redes sociais. Esse reconhecimento é fruto também do poder da voz dos capixabas, que é a principal preocupação da rádio.

“É importante mencionar esses números para mostrar a força da rádio, mostrar que vale a pena investir. Trabalhamos com uma linguagem acessível e rápida. Nossos ouvintes confiam no nosso trabalho e muitos preferem a rádio por conta da confiabilidade que tem na gente”, afirma Thiago.

Sempre reconhecida por seu público, a Litoral está dentro dos lares capixabas, seja nas músicas, seja nas promoções, seja nas informações ou interações ao vivo com os ouvintes, ressalta a assistente social e ouvinte da Litoral, Neuza Silva. “Eles estão sempre ligando para falar com a gente, tanto em relação aos prêmios, como no nosso dia a dia mesmo.”

Mesmo sendo uma rádio com um grande foco musical, a informação está sempre atrelada à programação. Desde o seu início, a Litoral busca trazer aos seus ouvintes o que eles realmente desejam de forma inovadora e acessível.

Ouvinte Neuza Silva e cantor Raffa Torres durante evento realizado pela rádio Litoral
Ouvinte Neuza Silva e cantor Raffa Torres durante evento realizado pela rádio Litoral. (Arquivo pessoal)

“A minha vida começa ouvindo a Litoral, desde o trabalho até no final do dia. Eu sou litorete! A gente não tem tempo para ficar parando pra ver TV, assistir um jornal e a Litoral faz isso por nós”, comenta Neuza.

*Leiriane Santana e Vitor Gregório são alunos do 26º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo teve a supervisão da editora adjunta Lara Rosado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais