> >
De Kombi pelo Brasil, mãe e filho se encantam com cidade do litoral do ES

De Kombi pelo Brasil, mãe e filho se encantam com cidade do litoral do ES

Percorrendo cidades do litoral do Brasil, Malu Ponce e o Filho, Rafael, passaram pelo Estado e ficaram encantados com Marataízes; veja como foi

Publicado em 26 de janeiro de 2024 às 16:02

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Sara Oliveira
Repórter / [email protected]

Uma família de Londrina, no Paraná, decidiu iniciar um projeto diferente. Junto ao filho Rafael, de 38 anos, a aposentada Malu Ponce, de 67, tomou uma decisão: percorrer cidades do litoral brasileiro em uma kombi toda reformada. No Espírito Santo, um dos locais que encantou a família foi o município de Marataízes, no Sul do Estado, por onde passaram na última terça-feira (23).

Aspas de citação

Eu tava muito cansada com o meu trabalho, exausta mesmo, e decidimos sair de lá e conhecer o Brasil. Eu fiquei 21 anos sem férias, 21 anos só trabalhando. Aí decidi que queria viajar, queria conhecer o Brasil

Malu Ponce
Aposentada 
Aspas de citação

Mãe e filho saíram de Londrina em junho de 2023 e já passaram pelo litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e agora percorrem o Espírito Santo, chegando a Marataízes, no Sul do Estado. O destino é Fortaleza, no Ceará, onde pretendem chegar sem nenhuma pressa, só curtindo cada paisagem.

Mãe e filho que viajam o Brasil de kombi passam pelo ES
A passagem pelo litoral de Marataízes foi um dos pontos altos dos viajantes . (Filipe Vargas )

Mudança de hábito

Rafael, que já tinha feito viagens do tipo, explica que um dos pontos mais positivos da viagem são as mudanças de hábitos. “O corpo se movimenta mais, a gente conhece mais lugares, caminha muito mais para conhecer os lugares. Isso mudou tudo para melhor”, explica.

O filho lembra que morar em uma kombi também inclui passar alguns perrengues. O veículo, que a família buscou no interior de São Paulo para ser reformado, passou por pintura, montagem dos móveis, além da parte elétrica. “É uma kombi modelo 94. A gente sempre encontra uma parte de mecânica nela para poder resolver”, conta.

Mãe e filho que viajam o Brasil de kombi passam pelo ES
Mãe e filho que viajam o Brasil de kombi passam pelo ES. (Filipe Vargas)

Um dos pontos que os dois precisaram aprender a lidar é com o medo de dormir em locais inusitados, como posto de combustíveis, ou algum ponto no meio da rua. Para tornar tudo mais confortável, os dois só viajam durante o dia e costumam ficar nas cidades por até três dias, prazo que pode ser estendido caso curtam o local em que estão. “Depois você se adapta tão bem a isso que se torna o melhor lugar do mundo [...] Minha casinha é pequenininha, mas eu amo ela”, brinca Malu.

Juntos, mãe e filho aproveitam a oportunidade para conhecer lugares novos e viver novas experiências juntos. As preocupações do início da viagem, como a idade e as dificuldades que teriam pelo caminho, vão ficando cada vez mais distantes. “Eu me preocupei muito, em um primeiro momento, que eu fosse sentir muitas dores, e que eu não fosse suportar. Pelo contrário, eu acho que eu me curei de qualquer dor que eu tivesse. Eu me curei viajando”, conclui Malu.

Mãe e filho que viajam o Brasil de kombi passam pelo ES(Filipe Vargas)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais