ASSINE

Selo da colaboração ajuda a fixar cooperativas na mente do consumidor

Superintendente da OCB/ES destaca importância de embalar os produtos das cooperativas com os valores embutidos nesse modelo de negócios

Publicado em 14/08/2020 às 01h47
Atualizado em 15/08/2020 às 01h18
Cafeicultura encontra suporte para impulsionar o setor
Cafeicultura encontra suporte no cooperativismo para impulsionar o setor. Crédito: Leandro Fidelis/Ascom Coopeavi

Está na essência do negócio. O trabalho de uma cooperativa deve imprimir todos os atributos da atividade, expressos por colaboração mútua, senso de justiça, interesse pela comunidade e bem-estar comunitário. São os selos mais valiosos a embalar o produto, ajudando a fixar a marca das empresas na mente do público.

Ressaltando a importância dessa atuação, o superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira, atesta: quando opta por adquirir algo que vem do cooperativismo, o consumidor não apenas leva um produto ou utiliza um serviço, mas também estimula um empenho coletivo pautado no respeito, na responsabilidade e no cuidado com as pessoas. Isto é, tem acesso aos frutos de uma filosofia de vida que permeia toda a sua cadeia operacional.

É para esse foco que os esforços de gestão da marca devem convergir, defende ele: “O nosso desejo, e é para isto que trabalhamos fortemente, é para sermos também as histórias por trás de cada grão de café, de cada litro de leite, de cada atendimento médico realizado”.

INOVAÇÃO

Nessa seara, o Sistema OCB/ES semeia iniciativas inovadoras e colhe avanço nos processos, fecundados por equipes de especialistas que atendem às 119 cooperativas cadastradas na instituição e aos mais de 400 mil associados. “Um desses grupos é a equipe de comunicação, que atua de forma profissional desde o desenvolvimento da identidade visual e de logotipos até a gestão da imagem. As nossas cooperativas também contam com o CapacitaCoop (capacita.coop.br), uma plataforma virtual de aprendizagem do cooperativismo brasileiro que visa a dinamizar e modernizar a oferta de soluções de desenvolvimento humano para os empregados e cooperados, contribuindo com seu aperfeiçoamento e competitividade”, destacou.

Carlos André Santos de Oliveira, superintendente da OCB-ES
Carlos André Santos de Oliveira ressalta: “É para isto que trabalhamos fortemente, para sermos também as histórias por trás de cada grão de café, de cada litro de leite, de cada atendimento médico realizado”. Crédito: Divulgação/OCB-ES

Cursos e treinamentos específicos, consultoria, análise de mercado e parceria com entidades como o Sebrae ES e o Senar são outras frentes adotadas para o fomento do modelo de negócios. “Todos esses fatores impactam a visão do público sobre nossas marcas. O cooperativismo é uma filosofia de vida que está pautada em sete princípios: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade. São esses valores que orientam a nossa atuação e nos distinguem no mercado.”

Nesse caminho que prioriza os diferenciais competitivos, a qualidade é um bem que nunca deve ser abandonado e necessita estar presente em todas as etapas, desde o sistema de gestão até o relevante atendimento de excelência. “São peças que, quando somadas, ajudam a criar a imagem que a empresa terá na mente das pessoas. O nosso foco é proporcionar sempre a profissionalização das nossas cooperativas, buscar parcerias, inovar e investir para que as todas elas, sem exceção, possam ter esse reconhecimento tão importante da sociedade”, finaliza Carlos André Santos.

Recall 2020

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.