> >
Inteligência emocional vai ganhar mais espaço nas escolas

Inteligência emocional vai ganhar mais espaço nas escolas

Autonomia, curiosidade para aprender e tolerância ao estresse devem ser características desenvolvidas no perfil do "novo aluno"

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Criança; frustração; dever de casa; escola
As crianças precisam desenvolver habilidades socioemocionais para lidar com frustrações e outras dificuldades. (Eli Ramos/Freepik)

Empatia, autoconfiança, tolerância ao estresse, respeito, autonomia, organização e a curiosidade para aprender são apenas algumas das competências citadas por especialistas em educação para compor o currículo do “novo aluno”. Após o período de isolamento social, com escolas fechadas e ensino remoto, tudo indica que a inteligência emocional vai ganhar mais espaço do que nunca dentro e fora das salas de aula.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já sinalizou a importância dos currículos de todas as escolas do país incluírem o desenvolvimento socioemocional. Com a pandemia, extrapolou-se a importância do desenvolvimento socioemocional para a vida, para o aqui e agora”, frisa  a especialista em Educação Integral do Instituto Ayrton Senna, Cynthia Sanches. Segundo os profissionais da área, cabe à escola preparar o aluno para o mundo real dando mecanismos para criar maturidade emocional, tornando mais suave, por exemplo, a transição para o mercado de trabalho.

Maria Júlia Azevedo, mestre em Educação e Psicologia pela Universidade de São Paulo e Gerente de Implementação de Projetos no Instituto Unibanco.
Maria Júlia Azevedo destaca que, desde cedo, as crianças devem ser estimuladas a ter autonomia. (Acervo Pessoal)

Um dos principais quesitos a ser valorizado no futuro é a autonomia, ou seja, a capacidade que o estudante deve ter de chegar sozinho às conclusões, utilizando o professor como um mediador entre o conteúdo e a vida real, enfatizando os aspectos práticos do ensino. Para a mestre em Educação e Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e gerente de Implementação de Projetos no Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, desde as séries iniciais fica evidente a importância de tornar o aluno pensante, sendo, também, o maior desafio a ser enfrentado no cenário pós-pandemia.

Aspas de citação

O grande desafio para a educação agora, pensando em curto e longo prazo, é gerar autonomia e estimular as competências e habilidades socioemocionais de todos os estudantes, dos menores até os que estão prestes a ingressar no ensino médio. O Brasil, os educadores e os centros de ensino precisam investir em pesquisas, ensinar mais ciência; o pensamento científico é primordial para gerar autonomia. É esse exercício de fazer hipóteses e validá-las ou refutá-las que ensina o aluno a pensar

Maria Júlia Azevedo
Mestre em Educação e Psicologia e gerente de Implantação de Projetos do Instituto Unibanco
Aspas de citação

O professor de inteligência emocional e habilidades para a vida, Gustavo Boaventura, reforça a ideia de que a forma brusca como as aulas foram interrompidas pode ter sido responsável por acelerar a valorização das competências socioemocionais, entre os educadores e as famílias, evidenciando a necessidade de investir mais em aspectos emocionais do que no próprio conteúdo programático.

Gustavo Boaventura, professor de inteligência emocional e habilidades para vida
Gustavo Boaventura observa que a ruptura provocada pela pandemia evidenciou a necessidade de as escolas trabalharem competências socioemocionais. (Acervo Pessoal)

“A escola precisa ensinar a estudar, a aprender e, principalmente, a conviver em grupo, lidar com as emoções negativas e não só a reproduzir um conteúdo escolhido pelo professor, de forma verticalizada, sem questionamento. O estudo é um vetor muito importante na aprendizagem, e a tendência é que as escolas, cada vez mais, ensinem o aluno a aprender. Estávamos muito dependentes das tarefas de casa, provas, como única forma de reproduzir e fixar um conteúdo disponibilizado no espaço escolar. Na verdade, quando o aluno apenas decora, acaba esquecendo e, no ano seguinte, é necessário regredir para lembrar aspectos que poderiam ter sido bem aprendidos”, pondera o professor.

DIFICULDADES

Embora o ensino a distância não seja novidade no nível superior, é importante ressaltar que a adaptação não tem sido fácil também para os universitários. Segundo professores, a falta de autonomia, organização, pouca tolerância ao estresse e dificuldade de trabalhar em grupo são competências deficientes e que poderiam ter sido trabalhadas desde o ensino básico.

Este vídeo pode te interessar

“O professor é um facilitador de aprendizado. No ensino remoto, isso fica bem evidente. O professor seleciona textos, vídeos, exercícios e outros materiais para guiar e facilitar o estudo. Mas os alunos não estão acostumados com a responsabilidade sobre o próprio aprendizado. Eles querem ver o professor explicando a matéria, querem poder tirar dúvidas ao vivo”, esclarece a professora de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Nayara Peneda Tozei.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais