Publicado em 8 de abril de 2025 às 18:39
Uma análise detalhada de um escaneamento digital em tamanho real do Titanic revelou novas informações sobre as horas finais do navio.>
A réplica 3D exata mostra com clareza a violência como navio se partiu ao meio enquanto afundava, após colidir com um iceberg em 1912 — 1,5 mil pessoas perderam a vida na tragédia.>
O escaneamento oferece uma nova visão de uma das salas de caldeiras, confirmando relatos de testemunhas de que os engenheiros trabalharam até o último momento para manter as luzes acesas.>
Uma simulação por computador também sugere que perfurações no casco — do tamanho de folhas A4 — contribuíram para a destruição do navio.>
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"O Titanic é a última testemunha ocular sobrevivente do desastre — e ainda tem histórias a contar", disse Parks Stephenson, um pesquisador especializado no navio.>
O escaneamento foi estudado para um novo documentário da National Geographic em parceria com a Atlantic Productions, intitulado Titanic: The Digital Resurrection (Titanic: A Ressurreição Digital, em tradução livre).>
O naufrágio, a 3,8 mil metros de profundidade nas águas geladas do oceano Atlântico, foi mapeado com o uso de robôs subaquáticos.>
Mais de 700 mil imagens, capturadas de todos os ângulos, foram utilizadas para criar o "gêmeo digital", revelado com exclusividade ao mundo pela BBC News em 2023.>
Como o navio é imenso e está envolto na escuridão das profundezas, explorá-lo com submersíveis revela apenas fragmentos intrigantes. O escaneamento, no entanto, oferece a primeira visão completa do Titanic.>
A imensa proa repousa em pé no leito marinho, quase como se o navio ainda estivesse em viagem.>
Mas, a 600 metros dali, a popa é um amontoado de metal retorcido — resultado do impacto violento contra o fundo do oceano após a embarcação se partir ao meio.>
A nova tecnologia de mapeamento oferece uma forma diferente de estudar o navio.>
"É como uma cena de crime: você precisa ver as evidências no contexto em que estão", disse Parks Stephenson.>
"Ter uma visão completa de todo o local do naufrágio é fundamental para entender o que aconteceu aqui.">
O escaneamento revela novos detalhes de perto, incluindo uma escotilha que provavelmente foi quebrada pelo iceberg — o que coincide com relatos de sobreviventes de que o gelo invadiu algumas cabines no momento da colisão.>
Especialistas vêm estudando uma das enormes salas de caldeiras do Titanic — ela é fácil de identificar no escaneamento porque fica na parte traseira da seção da proa, no ponto onde o navio se partiu ao meio.>
Passageiros disseram que as luzes ainda estavam acesas quando o navio afundou.>
A réplica digital mostra que algumas caldeiras estão côncavas, o que sugere que ainda estavam em funcionamento quando entraram na água.>
No deck da popa, uma válvula foi encontrada aberta, indicando que o vapor ainda fluía para o sistema de geração de energia elétrica.>
Isso teria sido possível graças a uma equipe de engenheiros liderada por Joseph Bell, que permaneceu a bordo alimentando as fornalhas com carvão para manter as luzes acesas.>
Todos morreram no desastre, mas suas ações heroicas salvaram muitas vidas, disse Parks Stephenson.>
"Eles mantiveram as luzes e a energia funcionando até o fim, para dar à tripulação tempo de lançar os botes salva-vidas com alguma luz, em vez de na escuridão total", disse ele à BBC.>
"Eles contiveram o caos o máximo possível, e tudo isso está, de certa forma, simbolizado por essa válvula de vapor aberta ainda ali, na popa.">
Uma nova simulação também trouxe mais informações sobre o naufrágio.>
Ela usa um modelo estrutural detalhado do navio, baseado nas plantas do Titanic, além de dados sobre sua velocidade, direção e posição, para prever os danos causados pela colisão com o iceberg.>
"Utilizamos algoritmos numéricos avançados, modelagem computacional e supercomputadores para reconstruir o naufrágio do Titanic", disse o professor Jeom-Kee Paik, da Universidade College London, que liderou a pesquisa.>
A simulação mostra que, ao atingir o iceberg de raspão, o navio sofreu uma série de perfurações alinhadas ao longo de uma faixa estreita do casco.>
O Titanic era considerado inafundável, projetado para continuar na superfície da água mesmo que quatro de seus compartimentos isolados fossem inundados.>
Mas a simulação calcula que os danos causados pelo iceberg se espalharam por seis compartimentos.>
"A diferença entre o Titanic afundar ou não está nos mínimos detalhes — furos do tamanho de uma folha de papel", disse Simon Benson, professor associado de arquitetura naval na Universidade de Newcastle, no Reino Unido.>
"Mas o problema é que esses pequenos furos se estendem por uma longa parte do navio, então a água entra lentamente, mas de forma constante, por todos eles, e eventualmente os compartimentos são inundados por cima, e o Titanic afunda.">
Infelizmente, os danos não podem ser vistos no escaneamento, já que a parte inferior da proa está coberta por sedimentos.>
A tragédia humana do Titanic ainda é muito visível.>
Pertences pessoais dos passageiros estão espalhados pelo fundo do mar.>
O escaneamento está revelando novas pistas sobre aquela noite fria de 1912, mas os especialistas levarão anos para examinar minuciosamente cada detalhe da réplica 3D.>
"Ela só nos conta suas histórias aos poucos", disse Parks Stephenson.>
"Cada vez, ela nos deixa querendo mais.">
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