Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Mundo
  • Menino de 12 anos morre após inalar desodorante em desafio do TikTok
Inglaterra

Menino de 12 anos morre após inalar desodorante em desafio do TikTok

A investigação apontou contaminação por butano; a morte aconteceu em 5 de maio e o inquérito constatou que o menino veio a óbito por inalação do gás vindo do desodorante que ele usou para cumprir o desafio

Publicado em 24 de Outubro de 2025 às 14:15

Agência FolhaPress

Publicado em 

24 out 2025 às 14:15
Oliver Gorman morreu após inalar desodorante
Oliver Gorman morreu após inalar desodorante Crédito: Reprodução Facebook/@clare.gillespie.564
Oliver Gorman, um menino de 12 anos, morreu na região de Manchester, na Inglaterra, após inalar desodorante em um desafio do TikTok conhecido como Chroming, o desafio do desodorante, no Brasil. A investigação apontou contaminação por butano. A morte aconteceu em 5 de maio e o inquérito foi divulgado nesta quinta-feira (23), constatando que o menino veio a óbito por inalação do gás vindo do desodorante que ele usou para cumprir o desafio. A família tinha acabado de voltar de férias. A mãe de Oliver, Clare Gillespie, contou que encontrou o filho desacordado no quarto dele menos de uma hora após retornarem de férias no País de Gales. Ele chegou a ser levado ao hospital, mas não pode ser salvo.
As motivações do adolescente são desconhecidas. No tribunal, Clare revelou que não tem ideia do que levou o filho a fazer o desafio, mas que acredita que foi algo que deu terrivelmente errado. A família disse, ainda, que não sabia que Oliver tinha contato com o TikTok ou com o Chroming. Segundo reportagem do The Sun, a mãe relatou que um frasco do desodorante Lynx caiu da cama de Oliver enquanto ela tentava reanimá-lo. Mais frascos de diferentes tipos de desodorante foram encontrados depois.
A polícia não conseguiu acessar o celular do menino. Investigadores, porém, encontraram evidências de acesso ao TikTok em um óculos de realidade virtual. Um inspetor relatou ter tido a impressão de que o garoto era vítima de bullying, com palavras duras sobre a aparência de Oliver.

Desafio do desodorante

Essa tendência perigosa já matou outros jovens pelo mundo. Difundido no TikTok e com apelo entre adolescentes, o Chroming é apresentado como um desafio, que exige dos participantes que inalem vapores tóxicos presentes em itens domésticos, como desodorantes aerossóis, tintas metálicas, esmaltes, entre outros.
A morte da menina Sarah de Castro, de 8 anos, em abril deste ano, levou a um apelo de Janja para que haja regulamentação das redes sociais. Sarah foi a segunda vítima do desafio no Brasil apenas em 2025. Em março, uma menina de 11 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória em uma cidade no interior do Pernambuco depois de prática semelhante.
Janja afirmou que as redes sociais são nesta sexta-feira (24) um território sem lei, que coloca em risco as vidas das crianças e dos adolescentes. "A gente precisa proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Elas (redes sociais) não podem levar a vida das nossas crianças."
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Segundo episódio da série "A Cultura da Divisa" chega a Baixo Guandu
A Cultura da Divisa: como Minas Gerais influencia a cultura e a gastronomia de Baixo Guandu
José da Silva Souza
Mecânico é morto a pauladas dentro de casa na Serra
Estúdio dos telejornais TV Gazeta, afiliada da Globo no Espírito Santo, que completa 50 anos em 2026
TV Gazeta celebra 50 anos com reportagens temáticas, jornal fora do estúdio e Globo Repórter especial

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados