> >
Assembleia de Rondônia quer desistir de título de cidadão concedido a Netanyahu

Assembleia de Rondônia quer desistir de título de cidadão concedido a Netanyahu

A homenagem ao primeiro-ministro de Israel foi publicada no Diário Oficial do Estado, mas, após repercussões negativas, o autor da proposta tenta revogá-la

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 14:39- Atualizado há 6 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

 A Assembleia de Rondônia concedeu o título de cidadão honorário ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (16). Mas, agora, o deputado estadual Delegado Lucas (PP) diz que vai tentar revogar a homenagem. A decisão ocorreu após o projeto de decreto proposto por ele ser alvo de críticas. 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participa da cerimônia de abertura do encontro empresarial Brasil-Israel, em Jerusalém.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. (Foto : Alan Santos/PR)

No decreto, a concessão do título é justificada "pelos relevantes serviços [de Netanyahu ] prestados ao Estado de Rondônia". Ele jamais esteve no Estado. Na única vez em que visitou o Brasil, para a posse de Jair Bolsonaro (PL), chegou ao Rio nos últimos dias de 2018, foi a Brasília para a cerimônia de  1º de janeiro de 2019 e voltou a Israel em seguida. Esta foi também a única visita de um chefe de governo israelense ao país.

No pedido, o deputado cita Netanyahu como "amigo da comunidade Evangélica Brasileira" e afirma que o primeiro-ministro busca promover o intercâmbio entre Brasil e Israel.

O texto do projeto ainda afirma que os parlamentares aguardam "ansiosos" a visita do primeiro-ministro ao Estado.

Após a repercussão a negativa, a assessoria do Delegado Lucas ressaltou, em nota, que "o deputado lamenta profundamente as vítimas da guerra entre Israel e Hamas, e se solidariza com todos os cidadãos que estão sendo afetados por esse conflito devastador", afirma nota divulgada pela assessoria do parlamentar. "E diante do fato e permanência dos bombardeios, o deputado está avaliando uma possibilidade jurídica de revogar a concessão do referido título".

A nota ainda afirma que o projeto de decreto foi debatido em setembro e redigido no dia 3 de outubro, antes de começar o conflito entre Israel e Hamas. "Infelizmente o protocolo do documento só ocorreu no dia 9 de outubro, quando os bombardeios já tinham iniciado", afirma o documento.

Base bolsonarista

Rondônia é conhecida pela base bolsonarista. No segundo turno das últimas eleições presidenciais, 70,66% dos eleitores votaram em Jair Bolsonaro (PL), a segundo maior votação entre os Estados, só atrás de Roraima, onde o ex-presidente teve 76,08% dos votos. Em todo o Brasil, Bolsonaro recebeu 49, 10% dos votos.

Citada no pedido de concessão do título, a comunidade evangélica tem apoiado Israel durante o conflito com os palestinos, com o desagravo da bancada no Congresso.

"O governo brasileiro deve condenar sem restrições esses ataques", afirmou a Frente Parlamentar Evangélica, "inclusive reconhecendo o direito legítimo de Israel à autodefesa".

Segundo a assessoria do Delegado Lucas, o político é católico.

Enquanto era condecorado em Rondônia, Netanyahu tem sido bastante contestado em Israel. Seu governo foi criticado pelo fato de o aparato de inteligência não ter conseguido impedir a incursão dos terroristas do Hamas e os consequentes ataques. Agora, a reação militar de Tel Aviv é considerada excessiva por parte da opinião pública local. Depois de 11 dias de guerra, há ao menos 4.200 mortos, 2.800 deles palestinos da Faixa de Gaza.

Errata Atualização
17 de outubro de 2023 às 15:10

Após a publicação da matéria, a assessoria do deputado Delegado Lucas informou sobre a intenção do parlamentar em revogar a concessão do título de cidadão ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahuh. O título e o texto foram atualizados. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais