Publicado em 22 de janeiro de 2024 às 17:14
- Atualizado há 2 anos
O Kicks foi o primeiro produto inspirado e criado pela Nissan para toda a região da América Latina. Foi lançado em 2016 e estreou como carro oficial das Olimpíadas do Rio. Começou a ser vendido no Brasil ainda durante o evento esportivo, inicialmente, importado do México. >
A partir de abril de 2017, começou a ser fabricado no Complexo Industrial Nissan de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é o único modelo produzido naquela fábrica, que abastece o mercado brasileiro e a América do Sul – mais de 330 mil unidades saíram da linha de montagem desde o seu lançamento. >
Há dois meses, o presidente e CEO global da Nissan, Makoto Uchida, veio ao Brasil para revelar que a segunda geração do Kicks será um dos dois novos SUVs a serem produzidos em Resende, a partir de 2025. >
Até lá, para ajudar a criar alguma novidade para a geração atual, a Nissan tem adotado a estratégia de lançar séries especiais do Kicks. A mais recente é a XPlay, relançada em novembro do ano passado. Segundo a Nissan, são mil exemplares para o Brasil e 360 para exportação.>
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Destinada ao público que gosta de exclusividade, a edição limitada do utilitário esportivo compacto, apresentada anteriormente em 2021 e 2022, voltou às concessionárias. Toma como base o acabamento Advance e custa R$ 140.490. >
A gama do Kicks parte da versão de entrada Active, com preço de R$ 112.990, e segue pelas variantes Active + Multimídia (R$ 114.990), Sense (R$ 118.290), Advance (R$ 132.990), Advance + Pack Plus (R$ 135.190), Exclusive (R$ 146.790) e Exclusive + Pack Tech (R$ 148.790). >
O Kicks XPlay é equipado com motor 1.6 aspirado de 16 válvulas – o mesmo de toda a família, também feito em Resende – com 113 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Como no restante da linha, o motor é sempre associado à transmissão tipo CVT com 6 marchas simuladas com função “Sport”.>
Resultado de uma colaboração global entre equipes dos centros de design da Nissan no Japão, da Nissan Design America (NDA) e da Nissan Design Latin America, no Brasil, o design do Kicks é basicamente o mesmo desde o lançamento – houve um “facelift” em 2021. >
Por fora, o Kicks XPlay 2024 vem com pintura exclusiva em dois tons – carroceria preta com teto Vermelho Malbec. O tom rubro também aparece no acabamento inferior do para-choque dianteiro, nas laterais e na capa dos retrovisores. Como na primeira edição, a assinatura do nome “XPlay” está nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. >
No teto, para reforçar o visual diferenciado, há novamente o aerofólio esportivo preto desenhado especificamente para a versão. As rodas de liga leve de 17 polegadas são em preto brilhante. >
O estilo da traseira é complementado com adesivos vermelhos na parte superior das colunas “C” (as de trás). Como a marca oriental costuma fazer em suas edições limitadas, a numeração da unidade fica indicada na grade dianteira, em uma área na cor vermelha. >
No interior, vários detalhes de acabamento em vermelho, em lugares como as saídas de ar, a base do volante e as costuras duplas do painel, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza. >
A segunda edição do Kicks XPlay vem de série com carregador sem fio para celular, rodas aro 17 com acabamento em preto brilhante, multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque, Bluetooth e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial inteligente I-Key, botão de partida do motor e painel de instrumentos com display de 7 polegadas em alta definição de imagens. >
O crossover da Nissan conta ainda de fábrica com bancos dianteiros com tecnologia “Gravidade Zero”, abertura e fechamento das portas e dos vidros por controle remoto, acendimento inteligente dos faróis, comandos no volante de áudio, do telefone e do piloto automático, direção elétrica, faróis com sistema Follow me Home, para-sol com espelhos para motorista e passageiro, porta-malas com iluminação interna e retrovisor eletrocrômico. >
No quesito segurança e auxílio à condução, o Kicks XPlay traz seis airbags, alerta de cinto de segurança destravado (frontais e traseiros), controles de estabilidade e tração, luzes de condução diurna (DRL), sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança, freios ABS com controle eletrônico e assistência de frenagem, assistência de partida em rampa e travamento central automático das portas com o veículo em movimento.>
Sobre a nova geração do Kicks, prevista para chegar em 2025, sabe-se que terá um inédito motor 1.0 turbo, também a ser produzido em Resende, e que deve ser um pouco maior que o atual Kicks. >
A produção na América do Sul é um elemento-chave da estratégia na região, na qual a empresa japonesa continua a aprofundar o seu plano de produção de veículos e motores. Sobre o segundo SUV a ser produzido em Resende, que adotará o mesmo motor 1.0 turbo, não há informações. >
Porém, há indícios de que seja menor e mais barato que o Kicks – talvez algo do porte do Magnite, produzido pela Nissan na Índia. Atualmente, o catálogo brasileiro da marca japonesa conta ainda com os sedãs Versa e Sentra, importados do México, a picape Frontier, da Argentina, e o elétrico Leaf, do Reino Unido. >
Com os dois novos modelos, a empresa projeta duplicar sua participação de mercado brasileiro – no ano passado, o “market share” da Nissan no Brasil foi de 3,3%. O Kicks apareceu na décima quinta posição no ranking dos carros de passeio e comerciais leves mais vendidos do país, com 50.778 emplacamentos.>
Dentro da versão X Play, como em toda a linha Kicks, os bancos dianteiros com tecnologia “Gravidade Zero” continuam a ser um dos destaques – ajudam a reduzir as cargas na coluna vertebral ao simular a posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade. >
O multimídia Nissan Connect com tela de 8 polegadas sensível ao toque tem boa visibilidade e comandos intuitivos. Com a chave presencial I-Key combinada ao sistema eletrônico de ignição Push Start, basta apertar um botão para acionar o motor. Por sinal, o “powertrain” com CVT do Kicks continua bastante rumoroso, característica ainda mais perceptível em fortes acelerações.>
O estilo do habitáculo preserva o aspecto jovial característico do SUV compacto da Nissan. O acabamento em Vermelho Malbec nas saídas redondas de ar e nas costuras e o nome “XPlay” estampado nas soleiras das portas e nos encostos dos bancos dianteiros ajudam a dar um aspecto mais contemporâneo. >
Pena que a XPlay não incorpore a Visão 360 Graus, restrito à versão “top” Exclusive. Composto por quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores, que reproduzem uma visão periférica total, o sistema faz o motorista se sentir dentro de um “game” – até por isso, teria tudo a ver com o Kicks XPlay.>
Na época do lançamento do Kicks, o criativo marketing da Nissan afirmou que, em inglês, o termo “kicks” (que pode ser traduzido diretamente como “chutes”) também significa “fazer algo por diversão – emoção que dá prazer”. No caso do Kicks, a emoção e a diversão se refletem mais no design – que, apesar de já um tanto “datado”, ainda expressa um estilo jovial, especialmente na série especial XPlay. >
Já em termos dinâmicos, o motor flex 1.6 aspirado – que move o modelo desde o lançamento, há quase oito anos – já revela os sinais da passagem do tempo. Entrega 113 cavalos de potência a 5.600 giros e 15,3 kgfm de torque a 4 mil giros quando abastecido com etanol – números que convenciam em 2016, mas que agora são considerados pouco impactantes para o segmento. >
Contudo, o conjunto oferece surpreendente agilidade no tráfego urbano, que pode ser parcialmente creditada ao baixo peso do Kicks – a versão Exclusive pesa 1.136 quilos em ordem de marcha. Ou seja, o crossover da Nissan tem peso de hatch – tem somente 23 quilos a mais em comparação ao Chevrolet Onix 1.0 Turbo Premier, que totaliza 1.113 quilos.>
É claro que um turbocompressor daria – e, na próxima geração, dará – mais esportividade ao SUV da Nissan, assim como uma opção de acionamento manual de marchas simuladas. Porém, ambos sempre foram descartados no Kicks para não elevar o preço. Se, no uso urbano, o modelo até atende à demanda, na estrada, o torque e a potência limitados se tornam perceptíveis, principalmente nas ultrapassagens com o veículo carregado. >
O câmbio CVT tenta driblar as limitações do fôlego do motor ao elevar a rotação. Também é possível recorrer ao botão “Sport” – discretamente instalado na parte frontal da manopla do câmbio. Ele proporciona uma elevação dos giros nas trocas das marchas simuladas, algo mais notável nos ouvidos do que na performance. >
Apesar da altura elevada, o Kicks é um SUV compacto razoavelmente equilibrado nas curvas, desde que o motorista não exagere na velocidade. A direção elétrica progressiva é suave nas manobras e ganha firmeza conforme a velocidade aumenta.,>
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira>
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