Publicado em 9 de dezembro de 2022 às 10:54
- Atualizado há 3 anos
As Honda CRF 450 e 250 chegam à linha 2023 expressando um longo processo evolutivo que tem como laboratório os protótipos usados pela equipe oficial da HRC – Honda Racing Corporation – nos principais campeonatos mundiais. A CRF 450R e a CRF 250R são modelos voltados para o motocross, enquanto as versões CRF 450RX e CRF 250RX são dedicadas aos praticantes de rali e enduro. >
As novas CRF continuam a ser importadas do Japão e estarão disponíveis nas revendas a partir de dezembro. A opção de cor única é o vermelho. Os preços sugeridos, base Distrito Federal, são de R$ 76.590 para a CRF 450R, de R$ 78.890 para a CRF 450RX, de R$ 72.790 para a CRF 250R e de R$ 75.690 para a CRF 250RX.>
As mais novas motos da Honda no Brasil resultam de projetos que vêm sendo lapidados desde 2017, quando as CRF passaram por uma ampla evolução em termos técnicos. >
Ano após ano, elas receberam inovações como a partida elétrica (2018), o novo cabeçote e o “launch control” (2019) e o HSTC – Honda Selectable Torque Control – exclusivo das 450 (2020). Em 2021, alterações mais aprofundadas aproveitaram a experiência derivada da conquista de títulos seguidos no campeonato mundial da MXGP.>
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O processo de migração de tecnologia e conhecimento das pistas para a produção se repete, e as versões 2023 das CRF seguem espelhadas nas sugestões dos técnicos e pilotos, cujo objetivo é oferecer máquinas cada vez mais rápidas e mais fáceis de se pilotar, seja para a prática do motocross, seja para a prática do enduro. >
As CRF 2023 celebram os 50 anos da apresentação da primeira Honda de motocross, a CR 250M Elsinore, que originou atuais CRF 450R, CRF 450RX, CRF 250R e CRF 250RX, que chegam ao mercado nacional oferecendo mais tecnologia.>
A diferença fundamental entre os motores Honda de 450 e 250 cc que equipam as CRF está no cabeçote: o comando Unicam de quatro válvulas é a opção técnica estabelecida para a 450 cc, enquanto a 250 cc se vale do sistema DOHC. >
Em ambos motores a busca pela linearidade na potência desde os mais baixos regimes se traduz em uma resposta ao acelerador forte mas controlável, que permite explorar as qualidades da parte ciclística. >
Outro aspecto técnico que diferencia as 450 das 250 é o conjunto de embreagem, de oito discos (450) e de nove discos (250), com o câmbio tendo cinco marchas em ambas. >
Nas CRF 450R e CRF 450RX está presente o HSTC - Honda Selectable Torque Control, que visa conter a perda de aderência da roda traseira para elevar a capacidade de tração. Já o HRC Launch Control é comum a todas as CRF. O sistema busca oferecer boas partidas e pode ser selecionado em três níveis.>
A facilidade na condução foi o alvo perseguido no desenvolvimento, com objetivo de oferecer aos pilotos uma máquina que não desgastasse os aspectos físicos, sempre fundamentais nas disputas de pista. >
A maior rigidez do chassi permitiu um novo ajuste de suspensão, garantindo mais aderência do pneu dianteiro, o que resultou em melhor estabilidade e mudanças de direção mais rápidas. A evolução na ciclística veio acompanhada de ajustes no motor, com aumento do torque em baixos giros.>
A CRF 450RX se deriva da CRF 450R – as principais diferenças estão na roda traseira aro de 18 polegadas (19 na CRF 450R), no tanque de combustível de mais capacidade, mapeamento da injeção PGM-FI e nos ajustes de suspensão. >
A ciclística e o motor seguem o padrão de evolução aplicado na CRF 450R, modelo específico para o motocross, uma utilização que exige uma motocicleta fácil de se pilotar e com mecânica confiável.>
A versão 2023 da CRF 250RX também segue os passos do motocross, porém, com as necessárias adequações para a variedade de terrenos típico das provas de enduro, entre as quais o tanque de mais capacidade, o sistema de arrefecimento, roda de 18 polegadas na traseira e ajuste específico das suspensões. >
Protetores de mãos passam a ser equipamento de série no modelo. Nos freios, todas as CRF contam com discos de 260 milímetros na dianteira e de 240 milímetros na traseira, ambos do tipo Wave. >
O cáliper de freio dianteiro conta com dois pistões de 30 e 27 milímetros, enquanto atrás (há um pistão simples. Os pesos das versões são de: 105,8 quilos na CRF 450R, 107,3 quilos na CRF 450RX, 104 quilos na CRF 250R e 108 quilos na CRF 250RX.>
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