Publicado em 30 de novembro de 2022 às 18:53
- Atualizado há 3 anos
Ao longo de 2022, a Honda comemorou meio século de presença no Brasil com novidades em vários segmentos. A chegada das novas NC 750X com opção de câmbio DCT, no início do ano, foi seguida pela introdução das atualizadas streetfighters CB 1000R e CB 1000R Black Edition. >
Na sequência, veio a scooter X- ADV, renovada na estética e na técnica, precedendo a apresentação da nova geração das CB 500F e CB 500X. Mais recentemente, as modernizadas scooters Forza 350 e PCX 160 foram mostradas. >
Para fechar o ano, mais três lançamentos de modelos que chegam às linhas 2023. A street Twister evoluiu, ganha novos motor e design e agrega tecnologias. A big trail CRF 1100L Africa Twin recebe retoques no visual e terá como grande novidade a versão DCT produzida em Manaus. >
E a esportiva CBR 1000RR-R Fireblade ganha inédita versão comemorativa aos 30 anos de lançamento. Dados técnicos mais detalhados, preços e cores disponíveis para os três modelos serão divulgados em dezembro.>
>
Na CB 300F Twister 2023, além do evidente progresso em termos de performance proporcionado pelo novo motor, houve um total “upgrade” em relação ao modelo anterior. No aspecto estético, a street da Honda foi alvo de um trabalho que trouxe a esportividade exigida pela evolução no motor e ciclística. >
O assento passou a ter a porção destinada ao piloto separada daquela reservada a garupa, seguindo a tendência das mais modernas naked e streetfighter. >
O tanque, agora com 14,1 litros de capacidade, tem desenho que permite uma melhor integração do corpo do piloto. O mesmo pode ser dito sobre o inédito painel, com tecnologia Blackout LCD e iluminação totalmente em leds.>
A big trail CRF 1100L Africa Twin chega a sua versão 2023 trazendo como novidade sua versão DCT e passa a ser produzida na fábrica de Manaus. O Brasil é o primeiro país a produzir a versão DCT fora do Japão. Já na parte técnica, o modelo recebe intervenções pontuais. >
O estilo ganhou força com novos grafismos e cores inéditas, e a moto permanecerá sendo oferecida em duas versões: Africa Twin (tanque de 18,8 litros) e Africa Twin Adventure ES (24,8 litros). Em ambas, é possível optar entre o câmbio convencional de 6 velocidades ou o DCT.>
Idealizada sob o conceito Total Control, que tem na facilidade de pilotagem seu elemento de referência, a CBR 1000RR-R Fireblade SP na versão 2023 tem pequenos aperfeiçoamentos para elevar a competitividade. No motor, evoluções no sistema de admissão e escape resultaram em aumento da capacidade de aceleração nas saídas de curvas. >
Segundo a Honda, a adoção de um novo desenho interno na caixa do filtro de ar permite mais sensibilidade do piloto no acionamento do acelerador. O mesmo ocorre sobre a alteração no set-up do sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control – e no sistema de mudança de marchas Quickshifter. >
Em termos de estilo, serão duas as opções disponíveis na CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023: a “Grand Prix Red”, com esquema de cor e grafismos que remete às Fireblade usadas no Mundial de Superbike pela equipe HRC, e a “30th Anniversary Edition”, inspirada na primeira Fireblade, de 1992. >
O modelo vem numerado e com selos comemorativos aplicados no tanque, chave, painel e escapamento.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta