Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Motor
  • Ford cria edição do Explorer Hybrid personalizada para o papa Leão XIV
O Papa é Ford

Ford cria edição do Explorer Hybrid personalizada para o papa Leão XIV

Novo “papamóvel” é baseado no Ford Explorer Platinum 2026 e tem detalhes internos exclusivos que fazem referência ao Pontífice, que nasceu em Chicago, cidade onde fica uma das fábricas da empresa

Publicado em 26 de Março de 2026 às 18:20

Gabriel Mazim

Publicado em 

26 mar 2026 às 18:20
Explorer Hybrid do papa Leão XIV
Baseado no Ford Explorer Platinum 2026, o novo "papamóvel" tem detalhes que remetem à jornada do papa Leão XIV de Chicago até o Vaticano.  Crédito: Ford/Divulgação
A Ford produziu um Explorer Hybrid especialmente para o papa Leão XIV, com itens personalizados. Os detalhes exclusivos fazem referência ao Pontífice, que nasceu na mesma cidade onde fica uma das fábricas da montadora norte-americana, em Chicago – unidade, inclusive, em que o SUV é produzido.
Baseado na versão Platinum do Ford Explorer 2026, o novo “papamóvel” será usado por Leão XIV para deslocamentos no Vaticano. O trem de força híbrido exclusivo do modelo é equipado com motor V6 3.3 L e transmissão híbrida de 10 velocidades. A carroceria preta tem detalhes cromados e placas personalizadas com as inscrições “DA POPE” e “LEO XIV”.
Entre os detalhes exclusivos presentes no interior do veículo, estão etiquetas com a bandeira de Chicago nos bancos de couro, o skyline da cidade bordado no console central e um sistema de áudio capaz de sintonizar estações de rádio europeias. As soleiras exibem as skylines de Chicago e da Basílica de São Pedro, representando a jornada do Papa ao Vaticano.
O SUV foi entregue pelo CEO da Ford, Jim Farley, em fevereiro. O executivo levou uma foto e cartas manuscritas do pessoal da fábrica que trabalhou no carro. Em troca, o Papa abençoou vários rosários para serem levados à equipe.
“Ele notou e apreciou todos os toques pessoais. Até demos uma voltinha rápida de carro, e posso confirmar que o Santo Padre gosta de dirigir carros esportivos”, afirma Jim Farley.
*Com informações da Ford.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

A cantora Marina Sena
Marina Sena tem participação em show no ES cancelada após atraso em voo
Imagem de destaque
Transpetro, Sedu e prefeituras do ES: 28 mil vagas em concursos e seleções
Inauguração do Centro Náutico da Capital e urbanização do Pontal de Camburi
Novo centro náutico de Vitória será base da seleção brasileira de remo de praia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados