Publicado em 1 de janeiro de 2025 às 05:00
- Atualizado há um ano
O verão se aproxima e, no Espírito Santo, a expectativa para o mês de dezembro é de calor acima da média e menos chuvas. Com o aumento das temperaturas, os automóveis tendem a sofrer mais com o superaquecimento do sistema e com danos às peças expostas – principalmente as que são feitas de materiais como plástico e couro, por exemplo. >
Para evitar problemas, recomenda-se que os motoristas façam a revisão do veículo com a frequência adequada. “Em uma revisão o seu mecânico irá checar itens importantes, como: correias, limpeza dos bicos injetores, freio, suspensão, palheta do para-brisa, ar-condicionado, dentre outros”, explica o especialista no setor automotivo e colunista de Motor A Gazeta Ricardo Barbosa.>
Além disso, existem alguns cuidados que podem ser praticados pelos motoristas no dia a dia, que podem ajudar a diminuir o prejuízo causado pelo calor extremo. >
O sistema de arrefecimento do carro é responsável por resfriar o motor e impedir que ele superaqueça. Segundo o consultor automotivo e colunista de Motor A Gazeta Gabriel de Oliveira, essa função é uma das mais importantes para garantir a integridade do veículo.>
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“Se o motor esquentar, ele pode ter problemas, pode até ‘bater’. Então o sistema de arrefecimento tem que estar em dia para fazer essa refrigeração do motor”, explica.>
Um motor “batido” (o mesmo que fundido) ocorre quando peças internas, como pistões e cilindros, se expandem por causa do calor extremo, podendo vir a se fundir ou derreter quando não são resfriadas a tempo. Outra causa comum é a falta de lubrificação adequada, que pode levar ao atrito excessivo e desgaste dessas peças com o tempo.>
Ricardo Barbosa destaca que, principalmente para aqueles que vão pegar a estrada, é essencial checar o nível de água do radiador (de preferência com o carro desligado) e observar o ponteiro do marcador de temperatura. >
Outra dica dos especialistas é não deixar o carro exposto ao sol por longos períodos de tempo, o que pode contribuir para o superaquecimento do motor e danos na pintura, dentre outros prejuízos. Ricardo explica que algumas cores de pintura sofrem mais com os impactos solares do que outras.>
“O vermelho vai perdendo o brilho e fica desbotado, o preto também vai ficando fosco e o branco fica muito amarelado, devido aos raios UV”, cita o especialista.>
Gabriel reforça que a prioridade deve ser estacionar na sombra, mas também recomenda evitar deixar o veículo embaixo de árvores. “Fezes de pássaros, frutas, castanhas e as próprias folhas que caem das árvores… essas coisas mancham a pintura do carro”, alerta.>
Além da sombra, existem acessórios que ajudam a preservar o carro mesmo quando é necessário deixá-lo exposto ao sol. Para evitar o desgaste das peças que ficam dentro da cabine – muitas feitas de plástico –, o motorista pode investir em uma película nos vidros (dentro do que a lei permite) ou até mesmo o clássico protetor solar de para-brisa. >
A calibragem é um hábito que deve ser constante durante todo o ano, mas que ganha uma importância ainda maior em épocas de calor extremo. “É importante manter a calibragem dos pneus, conferindo semanalmente, pois devido à temperatura alta, aumenta o desgaste dos pneus”, diz Gabriel.>
O melhor horário para fazer a calibragem é cedo, antes de usar o carro por muito tempo, porque o ar tende a se expandir com o calor e mascarar a calibragem real. A frequência ideal é fazer esse processo semanalmente, com base na quantidade de libras descrita no manual do proprietário ou, em alguns carros, na porta do motorista.>
Além da calibragem, outros cuidados com os pneus – como alinhamento e balanceamento – também são recomendados, principalmente para os motoristas que pensam em fazer viagens longas. >
O especialista no setor automotivo adverte que é preciso evitar deixar o carro totalmente fechado e exposto à luz do sol. Uma dica para evitar o superaquecimento da cabine é deixar uma fresta do vidro um pouco aberta quando estiver estacionado em um ambiente seguro (na garagem de casa, por exemplo). O especialista também recomenda que, ao sair com o veículo, o motorista abra totalmente as janelas.>
“O ideal é que você abaixe os vidros, principalmente os dois dianteiros, para haver uma troca de calor enquanto o ar-condicionado começa a trabalhar. Tem pessoas que não abaixam os vidros quando o carro tá muito quente, então o ar-condicionado demora muito para compensar”, ele explica.>
Outro cuidado que Ricardo destaca é não deixar objetos no carro fechado, principalmente aqueles que são inflamáveis – como desodorante aerosol ou embalagens de vidro. O especialista alerta também que garrafas de água deixadas em cima do painel podem afetar o direcionamento da luz solar e manchar ou escurecê-lo. Por isso, recomenda evitar deixá-las dentro do veículo, ainda que seja improvável que possam causar um incêndio. >
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