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Ano encerra com alta nas vendas de carros, mas importações preocupam

Ano encerra com alta nas vendas de carros, mas importações preocupam

Anfavea divulgou balanço estimado do setor automotivo, marcado por estabilidade na produção e queda das exportações

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 20:03- Atualizado há 5 meses

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Linha de montagem, fábrica de carro
Produção de veículos em 2023 vai fechar o ano com cenário parecido com 2022. (usertrmk/Freepik)

O ano de 2023 para o setor automotivo fica marcado pela estabilidade na produção com o fim da crise dos semicondutores, vendas em alta e crescimento das importações. Este último tem sido um fator de preocupação da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mas, por outro lado, indica a chegada de novas tecnologias no país.

“Essa alta de importações faz muito sentido quando temos mudança de tecnologia, mas não pode haver um descompasso grande com a produção local”, avalia o presidente da Anfavea, Marcio Leite, durante coletiva da entidade para apresentar um balanço de 2023 e as projeções para o próximo ano.

O ponto principal de preocupação com as importações tem sido a China, de onde a maioria dos veículos eletrificados tem chegado. De acordo com o relatório apresentado pela Anfavea, o crescimento das importações desse país foi de 347%, ao passo que países como México (79%) e Argentina (10%), que têm acordos comerciais com o Brasil, tiveram crescimento, mas em uma escala menor.

“Houve um aumento expressivo dos importados. Em dezembro, estimamos que 18% dos veículos vendidos no país serão importados, contra 13,7% do ano passado”, complementa.

Eletrificados crescem

Emplacamentos de carros eletrificados 2023
Crescimento dos emplacamentos dos carros eletrificados no Brasil. (Anfavea)

Isso também representou o crescimento dos veículos eletrificados no Brasil, que saltou de 49,2 mil emplacados em 2022 para 88,8 mil em 2023 (um crescimento de 80%) e a projeção para o ano que vem é de uma alta de 61%, o que representa cerca de 142 mil modelos eletrificados (entre híbridos e 400% elétricos) a mais no país.

“Esse nicho tem surpreendido e se dado em uma velocidade muito grande. E deve aumentar no ano que vem, já que teremos três montadoras que estão no país, lançando veículos eletrificados e as duas chineses: GWM, que começa a produção em maio e a BYD que deve começar a fabricar no país ainda em 2024 ao invés de 2025”, adianta.

Projeções para 2023 e 2024

Importações de veículos em 2023
Importações de veículos em 2023 por país. (Anfavea)

Sobre as projeções para o final do ano e 2024, a expectativa é de que 2023 feche em 2,29 milhões de emplacamentos, uma alta de 8,8% sobre 2022, acima dos 6% projetados pela entidade. Na venda, a projeção é de 2,450 milhões de automóveis no acumulado do ano, subindo 7% sobre 2023.

Apesar do crescimento do mercado interno, a produção recuou 0,5% no ano, por conta da queda nas exportações e do aumento das importações. Segundo a Anfavea, a estimativa é de 2,359 milhões de veículos produzidos ao todo em 2023. E para o ano que vem, a projeção é de crescimento de 4,7%, o que representa 2,470 milhões de unidades produzidas.

“Encerramos o ano com um cenário praticamente parecido com o do ano passado, na produção, de estabilidade. Mas isso não é bom em função da redução nas exportações e o aumento das importações no país”, complementa Leite.

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A queda nas exportações deixou a Anfavea preocupada, com um recuo de 17%, totalizando 399 mil unidades. Entre os motivos está o encolhimento no mercado doméstico de destinos como Chile e Colômbia e perda de participação dos produtos brasileiros na Argentina, principal parceiro comercial do Brasil, a ponto de ser superado pelo México pela primeira vez na história. Para 2024, a projeção é de exportações totais de 407 mil unidades, leve alta de 2% na comparação com 2023.

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