> >
Ação recolhe lixo em áreas de desova da tartaruga-verde na Ilha de Trindade

Ação recolhe lixo em áreas de desova da tartaruga-verde na Ilha de Trindade

Força-tarefa aconteceu neste sábado (20) pelo terceiro ano consecutivo em arquipélago que fica a quase 1.200 quilômetros da costa brasileira; lixo chega por meio de correntes marinhas

Publicado em 20 de setembro de 2025 às 19:29

Voluntários participaram de expedição para recolher lixo na Ilha de Trindade, no Espírito Santo
Voluntários participaram de expedição para recolher lixo na Ilha de Trindade, no Espírito Santo Crédito: Secundo Rezende/ Diretor de Fotografia; Emerson Cabral/ Diretor do Projeto; e Pedro Monteiro/ Assistente

A Ilha de Trindade, paraíso quase inabitado que fica a 1.140 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo, recebeu neste sábado (20) uma força-tarefa para recolher lixo em áreas de desova da tartaruga-verde. O material chega até a ilha, que é o ponto mais distante do litoral brasileiro, por meio de correntes marinhas, já que todo o resíduo produzido no local é gerenciado.

A ação fez parte do Dia Mundial da Limpeza, uma mobilização internacional que acontece em mais de 117 países e territórios no dia 20 de setembro. É a terceira vez que pesquisadores, militares da Marinha e voluntários se uniram para retirar toneladas de lixo de plástico que chegam à ilha trazido pelas correntes marítimas.

A ação faz parte do Dia Mundial da Limpeza, uma mobilização internacional que acontece em mais de 117 países e territórios no dia 20 de setembro. É a terceira vez que pesquisadores, militares da Marinha e voluntários se uniram para retirar toneladas de lixo de plástico que chegam à ilha trazido pelas correntes marítimas.

Acreditamos que vamos ultrapassar os 200 kg de lixo retirado das praias. E é um trabalho coletivo de mais de 30 militares e pesquisadores de projetos que estão fazendo trabalho aqui, que também participaram com a gente. Todo mundo muito animado e muito envolvido com a atividade

Márcia Rogério

Botânica

A retirada do material foi feita nas praias das Tartarugas e dos Andradas, áreas de desova da tartaruga-verde. Segundo o voluntário Emerson Cabral, a Ilha de Trindade é o segundo maior ponto de desova de tartarugas-verde no mundo.

“E você imagina, a tartaruga nasce, já tem que percorrer aquilo tudo, fugindo de caranguejo, de pássaro para sobreviver e aí encontra na beira da água uma rede de pesca. A retirada do lixo é crucial para a sobrevivência dela”, afirmou Emerson.

Voluntários participaram de expedição para recolher lixo na Ilha de Trindade, no Espírito Santo
Voluntários participaram de expedição para recolher lixo na Ilha de Trindade, no Espírito Santo Crédito: Secundo Rezende/ Diretor de Fotografia; Emerson Cabral/ Diretor do Projeto; e Pedro Monteiro/ Assistente

Conheça o arquipélago mais isolado do Brasil

Segundo informações da Marinha do Brasil, a Ilha da Trindade foi descoberta em 1501 pelo navegador português João da Nova. A ilha foi batizada por Estevão da Gama um ano depois da descoberta, com o nome que conserva até hoje, em homenagem à Santíssima Trindade, em função das três elevações mais avistadas à distância. O ponto mais alto é o pico São Bonifácio, com cerca de 625 metros de altura.

Ilha da Trindade fica a 1.140 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.
Ilha da Trindade fica a 1.140 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo. Crédito: Marinha do Brasil

A ilha surgiu há 3 milhões de anos de uma zona de fraturas que se estende desde a plataforma continental brasileira. Devido à sua origem vulcânica, a presença de lavas, cinzas e areias vulcânicas pode ser constatada. A última erupção vulcânica ocorreu há aproximadamente 50 mil anos.

*Com informações do g1ES

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais