Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Esporte náutico

Vela: Taça Cidade de Vitória celebra aniversário da Capital

A competição chega a sua 70ª edição, entre os dias 6 e 8 de setembro

Publicado em 02 de Setembro de 2025 às 17:40

Redação de A Gazeta

Publicado em 

02 set 2025 às 17:40
Vitória recebe jovens talentos da vela em competição
Vitória recebe jovens talentos da vela em competição Crédito: Camilla Baptistin/Divulgação
Vitória é conhecida como “Ventória” graças aos ventos fortes que sopram quase o ano inteiro na Capital Capixaba, condição que faz da cidade um cenário privilegiado para a prática da vela. Coincidindo com o aniversário de fundação de Vitória, celebrado em 8 de setembro de 1551, a Taça Cidade de Vitória chega à sua 70ª edição em 2025.
Ao longo de quase oito décadas, o Ices compartilha páginas importantes com a própria história da Capital, consolidando-se como protagonista do esporte náutico no estado. A Taça Cidade de Vitória é um dos campeonatos mais tradicionais da modalidade no Brasil, reunindo diferentes gerações e classes de velejadores.
A primeira etapa desta edição ocorreu nos dias 30 e 31 de agosto, com as disputas da classe Oceano na raia de Camburi. Foram 14 embarcações participantes, em um fim de semana de vento forte, que proporcionou regatas equilibradas e emocionantes. Já nos dias 6, 7 e 8 de setembro será a vez dos monotipos entrarem em cena, reunindo as classes Optimist, ILCA 4 e 6, Snipe, Dingue e Windsurf. A expectativa é de número semelhante de velejadores ao da primeira etapa, mas com maior quantidade de barcos na raia.
Segundo o diretor de vela do Iate Clube, Victor dos Santos Neves Filho, a tradição do vento forte deve marcar novamente as provas. “A Taça Cidade de Vitória tem a característica de ser realizada em uma época de bastante vento, o que torna as disputas ainda mais bonitas para quem acompanha. Neste ano, além da presença dos velejadores capixabas, teremos também atletas de Brasília na classe Optimist, o que reforça a relevância da competição”, afirmou.
Para o Comodoro do Ices, Fabiano Pereira, a Taça reafirma a identidade do clube com a cidade. “A Taça Cidade de Vitória é um marco no nosso calendário e representa não apenas a história do ICES, mas também o futuro da vela capixaba. É um momento em que diferentes gerações se encontram na raia, consolidando o clube como espaço de desenvolvimento esportivo e de integração com a cidade”, destacou.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Os mistérios de 'As Meninas', a obra mais enigmática de Velázquez
Viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante operação em estrada
Ciclista morre em colisão com carro em Conceição da Barra
Motociclista de 62 anos morre em acidente na ES-320, em Barra de São Francisco
Motociclista morre em acidente em Barra de São Francisco

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados